PF prende Célio Rodrigues ex-secretário de Saúde de Emanuel Pinheiro.

0

O ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues da Silva, foi preso na manhã desta quinta-feira (28.10) na Operação Cupincha, segunda fase da Operação Curare, que investiga corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo desvio de recursos públicos destinados à Saúde. O prejuízo apurado é de mais de R$ 100 milhões.

Rodrigues é um dos presos na segunda fase da ação policial, denominada “Cupincha”, que mira também empresas que prestam serviços à Secretaria Municipal de Saúde. O ex-secretário já havia sido alvo de busca e apreensão na primeira fase da ação, em julho, na ocasião, eram investigadas fraudes a contratações emergenciais e recebimento de recursos públicos a título “indenizatório”, sem licitação.

Na primeira fase da operação, a PF apurou que um grupo empresarial, que fornece serviços à Secretaria Municipal de Saúde e que recebeu, entre os anos de 2019 e 2021, mais de R$ 100 milhões. Esse grupo se manteve à frente dos serviços públicos mediante o pagamento de vantagens indevidas, seja de forma direta ou por intermédio de empresas de consultoria, turismo ou, até mesmo, recém-transformadas para o ramo da Saúde. O mandado de prisão é cumprido na manhã desta quinta-feira, na residência do ex-secretário, que fica em um condomínio da capital mato-grossense.

Ao todo, serão cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e nas cidades de Cuiabá e Curitiba (PR), além da efetivação de três prisões preventivas e de medidas de sequestro de bens, direitos e valores. No entanto, um dos alvos da PF em Cuiabá não foi localizado, e já é considerado foragido.

Um dos alvos de busca e apreensão é a sede da Cervejaria Cuyabana, em Várzea Grande. Em Curitiba, uma pessoa foi presa e a PF apreendeu dois veículos SUV que estavam em nome de terceiros.

Leia também no Site de notícias:

http://oempallador.com.br/78183-2/