PF apreende automóveis e lancha de luxo no lago do Manso e em Chapada contra fraudes em Cuiabá.

0

Em cumprimentos de mandados da “Operação Cupincha” segunda fase da Curare, em Cuiabá e em Curitiba na manhã desta quinta-feira (28), policiais federais apreenderam uma lancha na região do Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães, e dois veículos – sendo um deles uma Toyota Hilux SW4 modelo 2021, na capital paranaense.

Ex- secretário Célio Rodrigues da Silva sendo preso  pela PF.

De acordo com a PF, a lancha era utilizada pelo ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues, que estava afastado do cargo desde 30 de julho deste ano. Já os veículos foram apreendidos em Curitiba em poder do seu sócio, o empresário Paulo Roberto de Souza Jamur. Ambos são alvos da operação e foram presos esta manhã em Cuiabá e em Curitiba, respectivamente. Um terceiro mandado de prisão ainda não foi cumprido.

Carro de luxo aprendido pela PF.

A “Operação Cupincha” é a segunda fase da “Operação Curare”, deflagrada em julho deste ano para investigação de corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo o desvio de recursos públicos destinados à saúde. Na primeira fase da operação, Célio foi exonerado do cargo de secretário da Saúde.

Ao todo, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Curitiba, além de três prisões preventivas e de medidas de sequestro de bens, direitos e valores. Foram cumpridos mandados na sede da cervejaria artesanal Cuyabana, em Várzea Grande e na sede da empresa Hipermed Serviços Médicos Hospitalares, em Cuiabá.

Foram cumpridos mandados na sede da cervejaria artesanal Cuyabana, em Várzea Grande.

Os mandados foram expedidos pelo juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, e estão sob sigilo. Como se apurou na primeira fase da “Operação Curare”, um grupo empresarial, que fornece serviços à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, recebeu entre os anos de 2019 e 2021, mais de R$ 100 milhões.