Em cumprimentos de mandados da “Operação Cupincha” segunda fase da Curare, em Cuiabá e em Curitiba na manhã desta quinta-feira (28), policiais federais apreenderam uma lancha na região do Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães, e dois veículos – sendo um deles uma Toyota Hilux SW4 modelo 2021, na capital paranaense.
De acordo com a PF, a lancha era utilizada pelo ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues, que estava afastado do cargo desde 30 de julho deste ano. Já os veículos foram apreendidos em Curitiba em poder do seu sócio, o empresário Paulo Roberto de Souza Jamur. Ambos são alvos da operação e foram presos esta manhã em Cuiabá e em Curitiba, respectivamente. Um terceiro mandado de prisão ainda não foi cumprido.
A “Operação Cupincha” é a segunda fase da “Operação Curare”, deflagrada em julho deste ano para investigação de corrupção e lavagem de dinheiro, envolvendo o desvio de recursos públicos destinados à saúde. Na primeira fase da operação, Célio foi exonerado do cargo de secretário da Saúde.
Ao todo, são cumpridos 13 mandados de busca e apreensão em Cuiabá e Curitiba, além de três prisões preventivas e de medidas de sequestro de bens, direitos e valores. Foram cumpridos mandados na sede da cervejaria artesanal Cuyabana, em Várzea Grande e na sede da empresa Hipermed Serviços Médicos Hospitalares, em Cuiabá.
Os mandados foram expedidos pelo juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, e estão sob sigilo. Como se apurou na primeira fase da “Operação Curare”, um grupo empresarial, que fornece serviços à Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, recebeu entre os anos de 2019 e 2021, mais de R$ 100 milhões.