Foi realizada nesta quarta-feira (06.10), no Plenário das Deliberações da Câmara Municipal de Várzea Grande, uma sessão solene e duas palestras sobre a prevenção e conscientização do câncer de mama.
O evento foi requerido pela segunda-secretária da Mesa Diretora e vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Mulheres, a vereadora Gisele Aparecida de Barros – Gisa Barros (DEM).
Gisa lembra da importância de cuidar da saúde. “O toque do autoexame é necessário, mas não é o único meio de se fazer a descoberta. Cuidar da nossa própria saúde também é cuidar do próximo. Por isso, homens e mulheres vamos fazer o autoexame, isso é uma prova de amor”, destaca a parlamentar.
A primeira-dama do município, a promotora de justiça, Kika Dorileo Baracat, falou sobre a importância dos exames preventivos. “Fico feliz em ver uma Casa de Leis preocupada com a saúde das mulheres. A união entre a Câmara, Prefeitura e Judiciário é fundamental para o desenvolvimento do município”, destaca a primeira-dama.
A médica ginecologista, doutora Aline Bruehmueller Ale Fernandes, alertou que homens também correm risco de terem câncer de mama. “Claro que o principal público é a mulher, porém podemos lembrar que 1% dos homens estão no meio dessa situação. É importante observar, fazer o autoexame e se tiver algum nódulo ou alguma secreção diferente busquem o tratamento”, destaca.
A pastora Rosângela Almeida lembrou da importância do empoderamento feminino. “A mulher enfrenta tanta coisa, é um ser extraordinário. Enfrentamos dores, doenças e ainda sorrimos. Somos fortes e com certeza o lugar de mulher é onde ela quiser”, destaca Almeida.