Padronização de procedimentos vai garantir mais eficiência na compra e entrega de medicamentos e insumos em Cuiabá

0

Nesta terça-feira (21), Gabinete de Intervenção recebeu orientações técnicas da Controladoria Geral do Estado para implantar novos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs)

A assistência farmacêutica da Saúde de Cuiabá passará a ter normas e procedimentos padrões para garantir mais transparência e eficiência nos processos que envolvem da compra até a entrega dos medicamentos e insumos para a população.

Elaboradas por uma parceria do Gabinete de Intervenção com a Controladoria Geral do Estado (CGE), as normativas foram formalizadas nesta terça-feira (21.11). As normas seguem a legislação vigente e serão publicadas como Procedimentos Operacionais Padrão (POP) a serem cumpridos por todos os servidores.

“A CGE tem sido uma grande parceira da Intervenção desde que assumimos o trabalho na Saúde de Cuiabá, diante de todo o cenário que encontramos, e agora nos auxilia em mais este trabalho, que vai nos dar parâmetros para a definição dos procedimentos padrões. Para a população, isso significa garantir que o medicamento chegue até ela. Esse é um legado que o Gabinete de Intervenção deixará para o município de Cuiabá”, destacou a interventora na Saúde, Danielle Carmona.

Conforme a interventora, a implantação dos procedimentos segue recomendações do Ministério Público Estadual (MPMT), Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e da CGE para evitar que ocorra falta de medicamentos na Capital. Ainda de acordo com a gestora, os POPs darão mais transparência ao uso dos recursos públicos.

Para a elaboração da orientação técnica, a CGE identificou os principais problemas e riscos da assistência farmacêutica da rede pública de Saúde de Cuiabá, explicou o auditor e superintendente de Avaliação e Consultoria de Saúde e Previdência Social da CGE-MT, Marcos Saraiva.

“O documento que entregamos para a Intervenção traz propostas de boas práticas de controle de estoque e atuação, dentro do que rege o Manual de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde. Dessa forma, a gestão de medicamentos e insumos se torna mais eficiente, evitando desperdício, como vencimento de medicamentos, garantindo ao cidadão itens com a validade adequada. É uma melhoria”, apontou o auditor.

Para o farmacêutico e responsável técnico do Centro de Distribuição de Medicamentos e Insumos de Cuiabá, Murilo Borges, as normativas são importantes pois vão nortear o caminho do farmacêutico, o ajudando a tomar decisões, a encontrar soluções diante de um problema, assim como deve orientar a população. Dessa forma, segundo ele, também é um importante ganho para os servidores.

Os Procedimentos Operacionais Padrão serão publicados no Diário Oficial ainda neste mês de novembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui