Paciente que aguardava há mais de um ano é atendida durante 1º mutirão de cateterismo

0

Mutirão foi realizado pelo Gabinete de Intervenção para acelerar demanda reprimida de procedimentos cardíacos

Após um ano de espera, a babá Maria José Pinheiro da Silva, de 45 anos, conseguiu fazer um procedimento de cateterismo cardíaco, durante o 1º mutirão realizado pelo Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá, no Hospital Municipal São Benedito, em Cuiabá, neste final de semana.

“Eu estava ansiosa para ser atendida e poder, enfim, fazer o tratamento adequado. Sinto muito cansaço, dor no peito, falta de ar, não consigo subir escadas e, às vezes, só de falar já fico cansada”, afirmou Maria, uma das 30 pacientes que foram atendidas na ação.

O mutirão de cateterismo – procedimento que identifica obstruções nas artérias, verifica o funcionamento das válvulas e do músculo cardíaco – foi realizado para agilizar a demanda por procedimentos cardiológicos no município.

Os procedimentos estão sendo feitos com o aparelho de hemodinâmica, instalado em 2016, mas que só foi colocado em funcionamento no dia 7 de junho de 2023, após o Gabinete de Intervenção Estadual assumir a Saúde de Cuiabá.

Outra beneficiada com o mutirão é a dona de casa Raimunda Teles de Almeida Pinheiro, 61 anos, moradora de Cuiabá. Ela fez cateterismo por recomendação médica após passar por um check-up.

“Estava muito tensa, com muito medo (de fazer o exame) não consegui dormir direito à noite. Mas o exame foi tão calmo, tão maravilhoso. A equipe é muito atenciosa. O atendimento é muito bom, nota dez. Desde a recepção, faço questão de falar, eles atendem muito bem. Fui abençoada, e fiz o exame com menos de um mês de espera”.

O Hospital Municipal São Benedito tem capacidade para realizar 160 cateterismo e 30 angioplastia por mês.

O exame dura em média 30 minutos e, dependendo do resultado, o paciente continua na unidade de saúde para fazer o tratamento.

“Se no exame a gente entender que o paciente tem uma lesão grave, que coloca o paciente em risco, nós temos a possibilidade de regular o paciente e ele poderá tratar na unidade, o que garante maior agilidade no atendimento”, destaca o médico cardiologista-hemodinamicista Sidney Munhoz Júnior.

O cointerventor e diretor da Empresa Cuiabana de Saúde Pública, Israel Paniago, ressalta a importância de os pacientes atualizarem o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) e manter os dados para contato em dia.

“Reforçamos aos pacientes que atualizem o cadastro em qualquer Unidade Básica de Saúde para que a Central de Regulação consiga fazer contato e o agendamento do procedimento”.

Quem estiver aguardando por algum procedimento de cateterismo, consulta com especialistas ou qualquer cirurgia na rede municipal de saúde de Cuiabá, pode entrar em contato com a Central de Regulação pelos telefones (65) 3614-5561, 3614-5548 ou 3614-5558, sendo que os dois últimos somente pelo WhatsApp.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui