Ovar fecha mais uma unidade de saúde para testar todo o pessoal à Covid-19

0
Ovar fecha mais uma unidade de saúde para testar todo o pessoal à Covid-19

A Unidade de Saúde Familiar (USF) da Barrinha, localizada na freguesia de Esmoriz, concelho de Ovar, está esta sexta-feira encerrada para realização de testes de rastreio à covid-19 a quem lá trabalha, revelou a autoridade de saúde local.

Segundo explicou à Lusa a delegada de Saúde Púbica desse município do distrito de Aveiro, a medida deveu-se ao recente contacto da equipa com cidadãos já diagnosticados com o vírus SARS-CoV-2.

“Houve contacto com pessoas infetadas e achámos melhor fechar o espaço e fazer testes a toda a gente”, declarou Celeste Costa.

Essa responsável não conseguiu precisar o número de pessoas que hoje serão sujeitas ao referido exame de rastreio, mas realçou que “os testes são para toda a equipa da unidade – médicos, enfermeiros, técnicos, toda a gente”.

Celeste Costa adiantou que os diagnósticos deverão ser conhecidos este sábado e que, caso se detetem casos positivos, a estrutura e o calendário da equipa em exercício na USF da Barrinha serão reorganizados de forma a garantir que “a unidade volta a abrir já na segunda-feira”.

O novo coronavírus responsável pela presente pandemia de covid-19 foi detetado na China em dezembro de 2019 e já provocou a morte a mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, infetando mais de 68,8 milhões.

Em Portugal, onde os primeiros casos confirmados de infeção pelo vírus SARS-CoV-2 se registaram a 02 de março, o mais recente balanço da Direção-Geral da Saúde indicava esta quinta-feira 5.278 óbitos entre 335.207 infeções já confirmadas.

No caso específico do concelho de Ovar, com 55.400 habitantes dispersos por 148 quilómetros quadrados, o último boletim epidemiológico da autarquia indicava na quinta-feira 243 casos ativos de covid-19 no território. Em causa está assim um acumulado local de 56 óbitos e 2.388 casos de infeção por covid-19 desde março.

No mesmo concelho estão há vários meses também encerradas as unidades de saúde do Furadouro, de São Vicente Pereira e de Arada, por falta de condições sanitárias para atendimento ao público na atua conjuntura pandémica.

Segundo dados disponibilizados na quinta-feira pelo Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga, a extensão do Furadouro já foi sujeita a obras para corrigir deficiências, a de São Vicente inicia hoje a devida empreitada e só o polo de Arada continua sem data prevista para a intervenção.

Mais informação sobre a pandemia no site dedicado ao coronavírus
Mapa da situação em Portugal e no Mundo.
Saiba como colocar e retirar máscara e luvas
Aprenda a fazer a sua máscara em casa
Cuidados a ter quando recebe uma encomenda em casa.
Dúvidas sobre coronavírus respondidas por um médico
Em caso de ter sintomas, ligue 808 24 24 24

Leia Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui