A ação contou com 21 edições da operação Lei Seca com 3.245 pessoas submetidas ao teste de alcoolemia
A Operação Lei Seca – Carnaval 2025 resultou na prisão de 155 condutores embriagados e na remoção de 467 veículos em diversas cidades de Mato Grosso. A ação foi realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e ocorreu entre os dias 28 de fevereiro e 4 de março nos municípios de Cuiabá, Cáceres, Tangará da Serra, Nova Mutum, Sorriso, Sinop, Alta Floresta e Barra do Garças.
Conforme relatório do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), foram confeccionados 1.431 Autos de Infração de Trânsito, sendo 340 por condução de veículo sob efeito de álcool, 155 por embriaguez ao volante, e 93 por recusa do teste de alcoolemia.
A ação contou com 21 edições da operação Lei Seca com 3245 pessoas submetidas ao teste de alcoolemia. Ao todo, 2783 veículos foram fiscalizados e 433 autuados por infrações envolvendo alcoolemia.
A coordenadora do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), tenente coronel Monalisa Toledo, enfatizou o sucesso da ação. “Os resultados dessas operações evidenciam sua importância para a conscientização da população. Nosso objetivo é salvar vidas e garantir um trânsito mais seguro para todos. Durante o período carnavalesco, não foi registrado nenhum sinistro grave com óbito nos municípios parceiros onde realizamos as operações Lei Seca e ações educativas. Além disso, alcançamos uma redução significativa em todo o Estado de Mato Grosso, chegando a 50% nos sinistros com lesão corporal e 40% no número de mortes no trânsito, comparando o Carnaval deste ano com o de 2024. A mensagem é clara: dirigir sob efeito de álcool coloca em risco não apenas a própria vida, mas também a de outras pessoas. Seguiremos com ações estratégicas ao longo do ano para fortalecer a segurança viária em Mato Grosso”.
A Operação Lei Seca é realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), sob a coordenadoria do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), com as equipes do Batalhão de Trânsito (BPMTran), Polícia Militar, Delegacia de Trânsito (Deletran) da Polícia Judiciária Civil, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros (CBM-MT), Polícia Penal, Sistema Socioeducativo, Politec, Guardas Municipais e Secretarias Municipais de Trânsito.









