Nesta terça-feira, Nelson Barbudo (PL) foi empossado como deputado federal no Congresso Nacional, em Brasília, assumindo o mandato deixado por Amália Barros, que faleceu em maio devido a complicações em uma cirurgia no pâncreas.
Ao vestir uma gravata amarela, Barbudo enfatizou sua intenção de realizar uma “atuação ferrenha” contra o governo Lula (PT).
Em seu discurso de posse, Nelson Barbudo expressou sua gratidão pelos pronunciamentos de apoio e saudou os colegas de plenário. Ele destacou o respeito à memória de Amália Barros e à sua família, afirmando que não se pronunciou publicamente antes de ser convocado e empossado em respeito à ocasião delicada.
“Volto a esta Casa com pesar, de uma maneira que jamais gostaria que acontecesse, mas não cabe a nós questionar os desígnios de Deus. Rogo a Ele que tenha recebido nossa querida Amália Barros com o amor divino”, disse Barbudo. Ele prometeu continuar o trabalho que iniciou em 2019, lutando por pautas conservadoras, liberdade econômica e causas justas pelo bem da Pátria.
Barbudo, que foi o deputado federal mais votado do Mato Grosso nas eleições de 2018 com 126.249 votos, também registrou sua gratidão aos eleitores e colaboradores. “Agradeço aos mais de 53 mil mato-grossenses que confiaram em mim e aos prefeitos e vereadores que me apoiaram nessa caminhada”, mencionou.
Em 2022, Barbudo não conseguiu a reeleição, mas recebeu 53.285 votos, assegurando a posição de primeiro suplente. Com a vaga deixada por Amália Barros, ele assume seu novo mandato em 2024.
Comprometido a ser um “implacável perseguidor da justiça e do direito à liberdade de expressão”, Barbudo afirmou que seu retorno à Câmara será marcado por uma fiscalização rigorosa do governo. Ele também homenageou seu tio, Clarindo Borsato, um grande político do interior de São Paulo, como sua fonte de inspiração.
Ao finalizar, Barbudo agradeceu à sua mãe de 96 anos, a sua esposa, filhas e neta, e à pequena comitiva de Mato Grosso que o acompanhou. “Peço a Deus que me guie e proteja nosso querido Mato Grosso e esta nação verde e amarela que tanto amo. Muito obrigado a todos”, concluiu.
Nelson Barbudo reassume com a promessa de uma atuação combativa e comprometida com os valores que guiou em seu primeiro mandato, visando contribuir para dias melhores para o Mato Grosso e o Brasil.









