O mundo das notícias é complexo, e histórias e imagens falsas costumam ser amplamente compartilhadas nas redes sociais. A equipe editorial da Blasting News identifica as informações enganosas e as fraudes mais populares toda semana para ajudá-lo a entender o que é verdade e o que é mentira. Aqui estão alguns dos boatos falsos mais compartilhados da semana.
EUA
Alegação: Joe Biden usa bota imobilizadora para esconder tornozeleira eletrônica
Fatos: Publicações compartilhadas no Twitter alegam que o presidente eleito dos EUA, o democrata Joe Biden, estaria preso. Desse modo, a bota imobilizadora que ele vem usando nos últimos dias, após uma alegada fratura no pé direito, seria, na verdade, um artifício para esconder uma tornozeleira eletrônica.
Verdade: Em comunicado público, o médico de Biden confirmou a fratura no pé do democrata e disse que o presidente eleito dos EUA teve que usar a bota imobilizadora para se recuperar.
Segundo o site Snopes, “não existe evidência de que a bota ortopédica de Biden seja outra coisa, e afirmar o contrário é parte de uma teoria da conspiração sem base”.
This is just an excuse to wear a boot over his gps ankle monitor.
— Phil (@Phil18565746) November 30, 2020
EUA
Alegação: Ônibus escolar cheio de urnas eletrônicas foi encontrado em Buckeye, no Arizona
Fatos: Imagens de um ônibus escolar foram amplamente compartilhadas nas redes sociais, acompanhadas da alegação de que o veículo foi encontrado pela polícia de Buckeye, no estado americano do Arizona, no último dia 4 de dezembro, com várias urnas eletrônicas dentro, o que comprovaria uma suposta “fraude eleitoral”.
Verdade: Como relata a Reuters, o Departamento de Polícia de Buckeye publicou a seguinte nota sobre o assunto em sua página no Facebook: “Tanto o Departamento de Polícia de Buckeye quanto um investigador do gabinete do Procurador-Geral responderam a este ‘ônibus suspeito’. Foi determinado que o ônibus estava cheio de equipamentos de escritório adquiridos em uma venda excedente, com faturas e recibos.
As informações na postagem original são imprecisas. Obrigado, como sempre, pelo seu apoio”.
Filipinas
Alegação: Papa Francisco anunciou que as pessoas devem tomar a vacina da Covid-19 para entrar no céu
Fatos: Publicações nas redes sociais compartilharam uma captura de tela de um artigo cuja manchete diz: “Papa Francisco diz que a vacina da Covid será necessária para entrar no céu”.
Usuários comentara o assunto com frases como: “O diabo em forma humana. Como podem os católicos acreditar nesta serpente mentirosa? Ele acha que os católicos são ESTÚPIDOS ou não têm CÉREBROS? ” e “Vamos injetar nele primeiro. Espere uma semana e veja o que acontece com esse idiota”.
Verdade: A captura de tela da notícia foi tirada de um site satírico chamado The Babylon Bee, que se descreve como uma “fonte confiável para a sátira de notícias cristãs”, relata a agência AFP.
China/EUA
Alegação: Joe Biden mudou bota imobilizadora da perna direita para a esquerda
Fatos: Publicações nas redes sociais compartilharam uma montagem com duas fotos: uma mostrando o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, com uma bota imobilizadora cinza no pé esquerdo, e outra com a mesma bota no pé direito.
A legenda, traduzida do chinês para o inglês, diz: “Pé esquerdo em um momento e pé direito no outro! Alguém é muito deficiente mental para lembrar qual de seus pés foi ferido”. A postagem foi compartilhada pela página americana do Facebook Delaware Humane Association (DHA), um centro privado de adoção e assistência sem fins lucrativos.
Verdade: Como relata a AFP, a imagem foi manipulada. A imagem à direita é de 2020 e mostra a bota atual de Biden, mas a imagem à esquerda é de 2018 e a bota imobilizadora, bem como a máscara, foram adicionadas digitalmente à imagem original. Biden sofreu uma fratura no pé direito devido a um incidente com seu cachorro Major, ocorrido no último dia 28 de novembro.
Cingapura
Alegação: Cemitério em Cingapura tem placa de aviso de “fantasmas”
Fatos: Uma foto foi compartilhada centenas de vezes no Facebook e no Reddit mostrando uma placa de aviso de “fantasmas” em um cemitério em Cingapura, relata a AFP.
Verdade: A imagem foi alterada. Após tomar conhecimento do caso, a conta oficial do Facebook da Agência Nacional do Meio Ambiente de Cingapura publicou a seguinte mensagem: “Estamos cientes de que uma foto de uma placa supostamente tirada em um cemitério fechado, com uma mensagem de ‘cuidado com o fantasma’, está circulando nas redes sociais. A foto foi modificada, e aqui está como a sinalização original realmente é”.
Reino Unido/Brasil
Alegação: Vacina contra Covid-19 pode causar infertilidade em mulheres
Fatos: Publicações compartilhadas no Facebook afirmam que as vacinas da Covid-19 podem causar infertilidade em mulheres e pedem a “suspensão imediata de todos os estudos da vacina SARS CoV 2, em particular o estudo BioNtech/Pfizer sobre BNT162b”.
Segundo o boato, a “denúncia” teria sido feita pelo médico e político alemão Wolfgang Wodarg e pelo ex-chefe de pesquisa respiratória da Pfizer Michael Yeadon. “A vacina contém uma proteína spike chamada sincitina-1, vital para a formação da placenta humana em mulheres. Se a vacina funcionar de modo a formarmos uma resposta imunológica CONTRA a proteína spike, também estaremos treinando o corpo feminino para atacar a sincitina-1, o que pode levar à infertilidade em mulheres por um período não especificado”, diz um trecho do texto compartilhado.
Verdade: Em entrevista ao serviço de checagem de fatos da rádio CBN, o infectologista Renato Kfouri, presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria, afirma que “a proteína spike é própria do coronavírus, e não há nenhuma similaridade dessa sequência da proteína com proteínas humanas, placentárias, células de desenvolvimento na gestação.
É uma bobagem grande que está sendo disseminada”. Em nota, a Pfizer também rechaça o boato que circula nas redes.
China
Alegação: Foto mostra vice-presidente eleita dos EUA, Kamala Harris, com cigarro de maconha
Fatos: Imagem compartilhada milhares de vezes no Facebook, Twitter e WeChat supostamente mostra a vice-presidente eleita dos EUA, Kamala Harris, segurando um cigarro de maconha aceso. O texto que acompanha as publicações afirma que a imagem foi tirada durante um discurso no qual Kamala confessou ao público “ser viciada há muito tempo” e que “prometeu legalizar o tráfico de drogas nos Estados Unidos”.
Verdade: A imagem compartilhada nas postagens foi manipulada digitalmente a partir de uma foto tirada pelo fotógrafo Damian Dovarganes, da agência Associated Press, em 30 de janeiro de 2015, durante uma palestra de Kamala na Universidade da California (UCLA), em Los Angeles.
Na imagem original não aparece nenhum cigarro na mão da democrata. De acordo com a AFP Fact Check, Kamala não fez qualquer menção a drogas durante seu discurso na ocasião, falando apenas sobre tráfico humano.
Portugal
Alegação: Instituto de Virologia de Wuhan pertence a farmacêutica britânica dona da Pfizer
Fatos: Publicação compartilhada no Facebook alega que o Instituto de Virologia de Wuhan pertence à farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK) que, por sua vez, seria dona da Pfizer. “O laboratório biológico chinês em Wuhan é propriedade da Glaxo! Que, por acaso, é dono da Pfizer!
(aquele que produz a vacina!)”, diz um trecho da publicação.
Verdade: Ao contrário do que a publicação afirma, o Instituto de Virologia de Wuhan pertence à Academia Chinesa de Ciências que, por sua vez, pertence ao governo da China. Quanto à Pfizer, lista da CNN Business aponta que a GSK não está entre os acionistas da farmacêutica norte-americana.
Espanha
Alegação: Reino Unido se prepara para uma onda de mortes pela vacina contra a Covid-19
Fatos: Publicações no Facebook e no Twitter compartilharam um artigo publicado pelo site Escenario Final que afirma que o Reino Unido comprou um software para gerenciar os dados de uma possível onda de mortes causadas pelas vacinas contra o novo coronavírus.
Verdade: Segundo informações da agência de checagem de fatos espanhola Newtral, a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde do Reino Unido (MHRA) contratou a empresa Genpact para desenvolver uma ferramenta de inteligência artificial para ajudar no processamento de dados sobre “reações adversas” causadas pelas vacinas contra a Covid-19, e não mortes causadas pelos imunizantes.
Em nota à Newtral, a MHRA disse que os testes clínicos publicados não indicam “nenhum problema específico de segurança” relacionado a essas vacinas e que esperam que sua segurança seja “semelhante a outras vacinas”.
América Latina
Alegação: Keanu Reeves afirma que elites de Hollywood usam sangue de bebês para se drogar
Fatos: Artigo publicado em um blog chamado Enigma Planetario e compartilhado mais de 140 mil vezes no Facebook alega que o ator canadense Keanu Reeves teria feito uma suposta confissão sobre o consumo de sangue de bebês como droga pela elite de Hollywood. “As crianças são veneradas, colocadas em pedestais, mas também são torturadas, violentadas, assassinadas e consumidas de várias formas.
Elas são moeda”, teria dito o ator, segundo a publicação, em um evento em Milão, na Itália.
Verdade: Segundo informações da agência de checagem de fatos colombiana Colombiacheck, a alegação é falsa e foi baseada em um artigo publicado no site YourNewsWire.com, conhecido por divulgar conteúdos falsos. O boato falso circula na internet desde 2017 e já havia sido desmascarado por site como Mashable e Media Matter For America.
Não perca a nossa página no Facebook!
© TODOS OS DIREITOS RESERVADOS