Na Itália, Presidente Jair Bolsonaro recebe título de cidadão honorário em homenagem a familiares.

0

Visita à cidade ao norte do país ocorreu após dois dias de encontros com líderes mundiais do G20.

Após o encerramento da cúpula do G20, em Roma, na Itália, o Presidente Jair Bolsonaro visitou nesta segunda-feira (1º) a cidade Anguillara Vênetta, no norte do país, onde recebeu o título de cidadão honorário. A região corresponde ao lugar onde nasceram e viveram alguns dos antepassados do líder brasileiro.

Na cidade italiana, o Presidente foi recebido com um almoço pela prefeita Alessandra Buoso e moradores locais. “Vim aqui ver a cidade onde meus avós nasceram. Saíram daqui e se conheceram indo em viagem, no navio, para o Brasil”, comentou.

“Foi muito emocionante ver e ter contato com essas pessoas. Mais de mil pessoas saíram desse lugar pequeno e foram para o Brasil no momento ainda da Revolução Industrial. Mão de obra sobrando na Itália, o Brasil com o fim da escravidão, carecendo de mão de obra”, contou. “Hoje em dia, um sétimo da população brasileira tem laços com a Itália”, afirmou o Presidente durante a visita.

Brasil no G20 e na COP26

Ainda durante o encontro em Anguillara, o Presidente Jair Bolsonaro comentou a participação na reunião do G20. “Demos nosso recado. O Brasil é responsável por menos de 2% da emissão de gases de efeito estufa. E o Brasil é uma das dez maiores economias do mundo”, disse.

O Presidente também mencionou as discussões sobre clima e meio ambiente que estão em curso na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia. “Dois terços das florestas, das matas naturais, são preservados até hoje. Então, o Brasil é parte da solução e nunca o problema”, destacou.

Preço dos combustíveis

Em entrevista, o Presidente falou sobre o preço dos combustíveis e afirmou que o Governo Federal fez a sua parte para evitar valores elevados. “O que fiz quando assumi em janeiro de 2019? Eu congelei, de fato, os valores nominais dos impostos federais da gasolina, do álcool e do diesel. O que o Governo Federal arrecadava por litro de combustível em 2019 é exatamente o mesmo valor de agora”, finalizou.