Evento ocorreu em Uberaba (MG). No ranking de produção de carne bovina, o Brasil fica em 2º, e em 1º na exportação de carne
Na solenidade de abertura da 89ª edição da exposição pecuária zebuína, a ExpoZebu, neste sábado (27), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, destacou que é determinação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, buscar uma boa relação com o mundo para fortalecer laços com parceiros comerciais no exterior.
“O Brasil se torna definitivamente a grande oportunidade para o mundo, atendendo às grandes necessidades de alimentos e energia. Estamos trabalhando juntos para tornar este país cada vez mais uma terra de oportunidades. E, para isso, estamos nos empenhando para que o Brasil inteiro tenha o reconhecimento da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) como livre de febre aftosa sem vacinação”.
No ranking mundial de produção de carne bovina, o Brasil fica em 2º, e em 1º na exportação de carne. Na pecuária brasileira de corte cerca de 80% é composto de raças zebuínas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o rebanho bovino nacional atingiu o montante de 234,4 milhões de cabeças em 2022.
Para o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia, há muitos motivos para comemorar a pecuária brasileira. Entre elas, que o Brasil exportou mais de 2 milhões de toneladas de carne bovina in natura no ano passado, um recorde histórico.
“Hoje, somos o maior exportador dessa proteína. O nosso mercado é extremamente competitivo e, por essas e outras razões, faço questão de exaltar a grandiosidade do trabalho dos nossos produtores. São pessoas que dedicam suas vidas à produção de alimentos. São eles que garantem a qualidade e a excelência do nosso agronegócio, levando o nome do Brasil além-fronteiras”, disse Garcia.
O presidente da ABCZ disse, ainda, que a feira é o ponto de encontro da pecuária nacional e internacional, e é o palco onde o material genético brasileiro brilha, onde a excelência da nossa pecuária está em evidência. E terminou declarando que “somos o país que mais preserva no mundo”.
Em Minas Gerais, conforme IBGE 2022, o rebanho bovino totalizou cerca de 22,9 milhões de cabeças, que representa uma participação de 9,8% do rebanho nacional. No ranking nacional de bovinos por estado, Minas Gerais é o 4º colocado, ficando atrás somente do Mato Grosso (34,2 milhões de cabeças), Pará (24,8 milhões de cabeças) e Goiás (24,4 milhões de cabeças).
Em seu discurso, o ministro Fávaro lembro que, na próxima quinta-feira (2), está previsto que a JICA, banco do governo do Japão, assine protocolo transferindo recursos com juros atrativos para o Programa de Conversão de Pastagens, lançado pelo Governo Federal. “É o primeiro banco de investimento a assinar. É a certeza da sustentabilidade brasileira como porta de oportunidades”, terminou.
ASSINATURA
Durante a abertura, houve ainda assinatura do Protocolo de Intenções entre a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o Centro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologias Agrícolas, Pecuárias e Ambientais (CIITTAA).
O objetivo da carta de intenções é unir esforços para a criação do Museu de Agrociência Sustentável Alysson Paolinelli (MASAP), que visa resgatar a história de sucesso do desenvolvimento agropecuário brasileiro nos últimos 50 anos e sua transição para a sustentabilidade nos próximos anos.
Além disso, pretende-se estruturar um sistema de informação para a agricultura tropical, a fim de sistematizar e acompanhar o desenvolvimento do pacote tecnológico agropecuário na região tropical do planeta, por meio do registro e acompanhamento de diversos sistemas de produção existentes nos países da região, entendendo seus benefícios, desafios e constrangimentos.
PECUÁRIA ZEBUÍNA
A ExpoZebu é realizada anualmente em Uberaba, Minas Gerais, e a edição 2024 destaca a excelência genética, a inovação tecnológica e a oportunidades de negócios na indústria zebuína. A feira reforçará a força da carne e do leite, a relevância dos subprodutos da pecuária zebuína.
A expectativa é que o evento tenha arrecadação superior a R$140 milhões, gerando mais de R$ 300 milhões em negócios. A edição deste ano conta com 2.520 animais, o número é 21% maior em relação aos participantes da feira do ano passado, quando participaram 2.067 animais.
https://www.gov.br