Ícone do site Blog do Pedro Luis

Municípios de Mato Grosso recebem premiação por projetos empreendedores

Os vencedores da 12ª edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora foram anunciados na noite desta terça-feira (9), durante cerimônia no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A premiação foi dividida em nove categorias e contemplou 23 projetos de 17 municípios de várias regiões do estado. A solenidade contou com a participação de prefeitos, representantes do Governo do Estado, Assembleia Legislativa, entre outras autoridades.  

O objetivo da premiação foi valorizar iniciativas do setor público municipal que tenham contribuído para a criação ou para o aprimoramento de um ambiente de negócios favorável ao crescimento e à consolidação das micro e pequenas empresas.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, prestigiou o evento e destacou a importância da iniciativa para o fomento de políticas públicas a serem implementadas em âmbito local. “A AMM reconhece o Sebrae como um grande parceiro e através do prêmio podemos celebrar ao lado de tantos gestores que foram destaque em vários projetos de desenvolvimento econômico, prioritariamente para as microempresas dos municípios. Parabéns ao Sebrae e a cada um dos prefeitos de Mato Grosso que têm sido empreendedores na construção de políticas públicas”, assinalou.

O diretor técnico do Sebrae MT, André Schelini, afirmou que ao longo dos anos diversos projetos foram reconhecidos como boas práticas em todo o Brasil.  “É muito importante reconhecer a participação dos gestores nesses projetos porque as pessoas vivem nos municípios, empreendem e precisam ter não só apoio para inclusão produtiva, desenvolvimento para emprego e renda, mas também um ambiente favorável para que as atividades empresariais possam oportunizar que as empresas tenham sustentabilidade ao longo do tempo”, frisou.  

O prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado, que recebeu dois prêmios, ficando em primeiro lugar na categoria Turismo e Identidade Territorial, destacou a importância da iniciativa. “É o primeiro ano que o município se inscreve e já colhemos bons resultados. Um relacionado à sustentabilidade, ao respeito ao meio ambiente, e o prêmio principal, relacionado ao turismo.  Desenvolvemos um excelente trabalho junto à comunidade indígena com o apoio determinante do Sebrae. Começamos colher os frutos do desenvolvimento econômico que o turismo traz não só para Campo Novo como para toda a nossa região”, ressaltou.

Tangará da Serra também participou pela primeira vez da iniciativa e já foi premiado com o primeiro lugar na categoria  Simplificação e Fomento ao Empreendedorismo. “Tivemos grandes avanços por meio da parceria com o Sebrae. Implantamos um projeto de digitalização, uma ferramenta importante que elimina papel nos nossos processos, gerando economia e melhor atendimento a nossa população”, afirmou o prefeito Vander Masson.

O município de Conquista D´Oeste, premiado em primeiro lugar na categoria Compras Governamentais, foi destaque por desenvolver com sucesso projeto de incentivo `a agricultura familiar. “O projeto visa à compra direta do produtor e o incentivo da agricultura familiar, juntamente com a Empaer e a nossa secretaria de agricultura. Essa premiação é muito importante para a prefeitura e para os produtores também”, afirmou a prefeita Maria Lúcia Porto.

Alta Floresta foi o primeiro colocado na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente e desponta como exemplo no combate às queimadas e desmatamento.  “Essa premiação representa que estamos no caminho certo da sustentabilidade. Alta Floresta já foi campeã em desmatamento e número de queimadas.  Por meio do trabalho de conscientização tivemos uma redução nesses índices alarmantes. E hoje, com o projeto Adote Uma Nascente, estamos recebendo essa premiação, que é muito importante  para todos nós”, destacou o prefeito Valdemar Gamba.

Ao todo, 28 prefeituras se inscreveram, com um total de 53 projetos nas seguintes categorias: Cidades Empreendedoras, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Empreendedorismo Rural, Inclusão Produtiva, Sala do Empreendedor, Simplificação e Fomento do Empreendedorismo, Sustentabilidade e Meio Ambiente, Turismo e Identidade Territorial. Os primeiros colocados irão para a disputa Nacional do prêmio, que será realizado em Brasília, no dia 11 de junho deste ano.

Sair da versão mobile