O ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, avaliou que a realização do Seminário de Capacitação de Gestores Públicos Municipais de Desenvolvimento Econômico, articulado pelo deputado Max Russi (PSB), amplia e estimula o empreendedorismo e desenvolvimento de Mato Grosso. O encontro aconteceu entre os dias 22 e 23 de abril no auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT), semana em que o governo federal lançou o pacote de medidas de estímulo ao crédito, que também inclui Microempreendedores Individuais (MEIs) e micro e pequenas empresas, o programa “Acredita”.
O deputado Max, que articulou a realização do seminário e a participação do ministro Márcio França, através da Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas, revelou que para a preparação de todo o encontro foi necessário muito estudo técnico, principalmente em municípios de menor porte.
“A gente consegue levar alguma coisa para os empreendedores, para as micro e pequenas empresas, levar a informação. Andamos o estado de Mato Grosso, coletamos as informações, colhemos demanda, estamos apresentando legislações dentro da Assembleia. Então o balanço foi bastante positivo, estamos felizes, muito agradecidos pela presença do ministro, pelo grande número de prefeitos participando, pelos secretários municipais de indústria, comercio a assim nós conseguirmos fazer essa qualificação”, ressaltou.
O prefeito de São Pedro da Cipa, Eduardo Português, foi um dos participantes do seminário e avaliou a discussão como fundamental, principalmente para os municípios de pequeno porte.
“A gente fica feliz com essas palestras. Para municípios menores, como o meu, é fundamental para que tenhamos conhecimentos dos novos programas de governo, ainda mais hoje com a vinda de um ministro nos orientando a respeito dos programas a nível federal. A gente ganha um conhecimento e consegue levar isso para a nossa cidade”, comemorou.
“Vai fazer a diferença na vida dos pequenos e microempreendedores, que poderão renegociar suas dívidas, melhorando sua situação, sua renda. Temos um estado que tem o agro forte, mas que também precisa de oportunidade para podermos ajudar quem realmente precisa”, ressaltou.
O seminário foi organizado pela Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas, que também foi requerida pelo deputado Max Russi e teve a participação do presidente do TCE, conselheiro Sérgio Ricardo de Almeida. Além da Assembleia Legislativa e a Corte de Contas do estado, o seminário conta com a participação da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM). Um dos principais temas abordado foi impulsionamento de negócios e programas de financiamentos.