O governador Mauro Mendes fez duras críticas e cobrou mais ação do Governo Lula (PT) para conter o avanço das facções em Mato Grosso e em todo país. Os argumentos foram dados durante reunião com empresários e políticos nesta sexta-feira (16).
“As facções criminosas dominam esse país há algum tempo, começou há mais de 30 anos dentro das prisões. Esse crescimento foi retroalimentado por um perverso modelo social, por uma sensação de impunidade e acima de tudo uma justiça que tem dificuldade em justa e ser rápida e ser célere”, disse o governador.
Mato Grosso tem sofrido com o avanço do crime organizado, mesmo tendo uma das polícias mais preparada do país. “Não é comum as pessoas passarem 10, 20, 30 anos pra ter um final de um processo de julgamento nesse país, não é justo que o Supremo Tribunal tenha que julgar 14 mil ações em um ano”, argumenta.
O estado de MT é um dos que mais sofre com feminicídio, tendo a capital, Cuiabá, estado entre as mais violentas. Outro ponto que é resultado da guerra de facção coloca Sorriso como a 4ª mais violenta do Brasil. “Não podemos continuar tratando esse problema com soluções que não correspondem à realidade atual, que já está profundamente enraizada na sociedade. Lembro-me de muitos anos atrás, quando o sonho de muitos jovens que jogavam futebol nas periferias brasileiras era se tornar jogador profissional”, afirmou o governador.
FONTE:https://odocumento.com.br/