Produto da linha Topseed Premium foi apresentado no Open Field Day 2021.
O alto índice de chuvas e as temperaturas elevadas do verão são desafios que os produtores de tomate enfrentam no dia a dia das propriedades. Considerando isso, a Agristar do Brasil lançou o tomate Garra, produto híbrido da linha Topseed Premium, que foi desenvolvido com a mais alta tecnologia após muitos testes e estudos.
O tomate Garra foi o grande lançamento apresentado durante o Open Field Day 2021, que é o tradicional Dia de Campo da Agristar. “O tomate Garra é o nosso destaque para esse ano. É um material que terá um futuro muito próspero no nosso portfólio de produtos”, explica o especialista em Tomates e Pimentões da Agristar, Thiago Teodoro.
A principal característica do material é sua adaptação em plantios nas épocas mais chuvosas, devido a sua excelente sanidade e cobertura foliar. Outros pontos que também chamam a atenção, são o tamanho dos frutos e a dupla resistência ao Geminivirus (TYLCV) e ao Vira-Cabeça (TSWV). “O tomate Garra tem ciclo médio de 110 dias e traz muita segurança ao agricultor, principalmente em condições adversas de plantio, como período intenso de chuvas. Além disso, a cobertura de folhas ajuda na proteção dos frutos contra doenças e rachaduras”, detalha Teodoro.
Outras vantagens do tomate Garra ao produtor são relacionadas ao bom calibre e uniformidade de frutos na própria penca, proporcionando a alta classificação 2A. Além disso, os frutos possuem coloração vermelho intenso e ótima qualidade.
A boa firmeza do tomate oferece excepcional pós-colheita, conferindo maior segurança de frutos ao agricultor no envio do produto para as regiões mais distantes. “Firmeza, para nós e para os produtores, é um requisito básico, porém muito importante, para esse tomate, pois estamos em um país com dimensões continentais e se faz necessário garantir a segurança de transporte dos produtos nessas condições”, destaca Thiago Teodoro.
Segundo o especialista da Agristar, os principais mercados para o plantio do tomate Garra são as regiões Sudeste e Centro-Oeste, devido à adaptabilidade ao clima de verão nessas áreas. “Nós sempre buscamos a qualidade pensando em toda a cadeia, inclusive o atacadista e o consumidor final”, completa.