Prefeito Kalil Baracat, Secretário da SEAF Silvano Amaral, Secretário de Meio ambiente e Desenvolvimento Rural sustentável de VG Célio Santos participaram de uma reunião com o governo do estado na Coopergrande.
O governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), dará apoio aos produtores de leite que integram a Cooperativa Agropecuária Varzeagrandense (Coopergrande), instalada em Várzea Grande.
A COOPERGRANDE surgiu no ano de 2005, através de um planejamento de um pequeno grupo de agricultores familiares, quando foram assentados legalmente pelo Incra no Município de Várzea Grande e produz diversos ítens lácteos como iogurte, ricota, muçarela, queijo coalho, frescal, cabacinha, trancinha e bolinha.
Esse anúncio foi dado pelo secretário de Estado de Agricultura Familiar, Silvano Amaral, em visita a sede da Coopergrande, em que esteve presente também o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat.
Compra de um caminhão isotérmico.
Na ocasião, Silvano Amaral, acompanhado do secretário adjunto de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural da Seaf, Clovis Figueiredo Cardoso, declarou que o Governo do Estado e a prefeitura de Várzea Grande reservarão aporte financeiro para a compra de um caminhão isotérmico, que possa ser utilizado pela cooperativa com o propósito de auxiliar na captação do leite em municípios mais distantes, e também para a instalação de uma Unidade de Referência Técnológica (URT), cujo papel será o de servir de vitrine para o aprimoramento das práticas de manejo na produção de leite.
MT Produtivo Leite
Além disso, a Seaf irá destinar a Coopergrande nos próximos meses uma ordenhadeira, doses de sêmen bovino e resfriadores de leite. Tais benefícios integram o programa ‘MT Produtivo Leite’, criado em 2019 com o propósito de alavancar a produção leiteira no Estado, e que em dois anos já alcançou a marca de R$ 3,5 milhões em investimentos que beneficiaram produtores familiares de 33 municípios.
“Em janeiro passado entregamos 200 resfriadores de leite para 67 cidades, e outros 175 estão em processo de aquisição para serem distribuídos ainda em 2021. Nessa segunda entrega, vamos destinar resfriadores para Coopergrande, porque nesta visita podemos perceber que é necessário que esses eles cheguem aqui”, explica o secretário de Agricultura Familiar.
O secretário atuante Célio Santos ficou muito satisfeito com essa ação do governo e ainda destacou que a prefeitura e a SEAF/MT estarão apoiando os pequenos produtores com a disponibilização de 500 toneladas de calcário para a agricultura familiar do município.
“Com o ano atípico, diferente de tudo e difícil para todos nós , informou ao Blog, secretário Célio Santos, mesmo assim o governo de Mato Grosso, com a sensibilidade que tem, efetivou políticas públicas justamente para diminuir esses impactos às famílias que dependem da agricultura familiar.”