Kalil lança “Programa Pertencimento Ambiental” com Carlinhos Brown.

0

Além dos materiais didáticos, os professores terão a oportunidade de participar de um curso on-line sobre os kits, oferecido pela própria editora. O programa soma-se a outros projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Educação Ambiental da Superintendência Pedagógica.

O prefeito Kalil Baracat, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), lançou, nesta segunda-feira (9), o ‘Programa Pertencimento Ambiental’, com o objetivo de aflorar sentimentos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente com os alunos da Educação Infantil. O evento contou com a presença do músico Carlinhos Brown, que é apoiador do projeto, e diversas apresentações de alunos das escolas Municipais, em homenagem ao artista.

Para o prefeito Kalil Baracat, investir em educação significa também investir no futuro das crianças de Várzea Grande. “Hoje lançamos um novo programa voltado para a conscientização e a preservação ambiental, que é reforçado por outras iniciativas que temos, como as campanhas para a arborização da cidade, preservação dos rios e das nascentes, sempre pensando nas futuras gerações”, disse.

O programa é guiado por dois kits de materiais educativos, com brincadeiras e históricas que devem guiar os professores e alunos até a compreensão do conceito de “pertencimento ambiental”; isto é, a ideia de que fazemos parte da natureza e, portanto, é de nosso interesse cuidar, proteger e respeitá-la. “O Pertencimento Ambiental já é uma realidade em Várzea Grande, que já tem um histórico na educação sobre o meio-ambiente e agora complementa esses ideais com o novo programa”, explicou o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Silvio Fidelis.

Responsável por idealizar os personagens Paxuá, Paramim e sua turma, Carlinhos Brown lembrou do compromisso que o Brasil aceitou de alcançar as metas para o desenvolvimento sustentável na Organização das Nações Unidas (ONU) e disse que a educação era um caminho para isso.

“O que a gente se propôs a fazer foi envolver as crianças neste conceito do pertencimento e da defesa ambiental. Hoje os dados mostram que somos um dos maiores países em emissão de gases do efeito estufa e é claro que já nos beneficiamos muito ao longo do tempo tirando as coisas da terra, então agora é importante que a gente se esforce para mudar isso”, disse.

“O pertencimento é o cuidado, é o respeito, é a gratidão com tudo que a natureza nos concede diariamente, pois tudo que utilizamos, do momento em que acordamos, até quando vamos dormir, vem da biodiversidade”, completou a autora dos livros que compõem os kits, Priscila Dessimoni Morhy.

Além dos materiais didáticos, os professores terão a oportunidade de participar de um curso on-line sobre os kits, oferecido pela própria editora. O programa Pertencimento Ambiental soma-se a outros projetos desenvolvidos pelo Núcleo de Educação Ambiental da Superintendência Pedagógica. 

 

Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui