Ícone do site Blog do Pedro Luis

Kalil inaugura maternidade anexo ao Hospital São Lucas e garante qualidade de vida às futuras mães e seus bebês.

“Hoje é um dia de festa para Várzea Grande e sua população e porque não dizer para pessoas de outras cidades e até mesmo de outros Estados que vem em busca de atendimento médico via SUS, gratuito e de qualidade e o melhor de tudo para gerar vida”

Disse o prefeito Kalil Baracat ao entregar as instalações da nova Maternidade anexa ao Hospital São Lucas.

A nova sede da Maternidade, foi possível concretizar, graças às parcerias com o Governo do Estado e Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso junto a Prefeitura de Várzea Grande.

Com 30 leitos distribuídos em 5 enfermarias, dois centros cirúrgicos, 2 salas de parto humanizado, 1 sala de parto/isolamento a nova unidade segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização preconizada pelo Ministério da Saúde – embasada na Portaria nº 11/2015 – que garante o atendimento as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS), o direito ao planejamento reprodutivo e a atenção especial durante a gravidez, parto e puerpério.

A iniciativa que propõe esse modelo de atenção às gestantes foi efetivada com a abertura da nova Maternidade Drº Francisco Lustosa de Figueiredo.

Kalil Baracat ainda anunciou que a saúde pública vai avançar mais nos próximos anos durante sua gestão com os compromissos que serão cumpridos, como as obras de uma nova UPA – Unidade de Pronto Atendimento na região do Grande Glória e um novo Hospital Pronto Socorro Municipal.

O secretário de Saúde, Gonçalo de Barros, disse que uma das prioridades da Gestão Kalil Baracat é justamente ter um hospital maternidade próprio, o que faltava na nossa cidade.

“Fizemos todo o planejamento, em caráter emergencial, em consequência do avanço da pandemia, e queríamos um lugar próprio para as gestantes e seus bebês. 

A Saúde Pública de Várzea Grande, instituiu serviços de atenção integral à gestante que vão desde o diagnóstico da gravidez, acompanhamento do período gestacional, direito a exames, tratamento odontológico, parto, pós-parto, até a atenção à criança, na Rede Básica. E na nova maternidade serão garantidos os serviços vinculados ao parto”, disse Gonçalo.

De acordo ainda com o secretário, a nova unidade vai proporcionar “qualidade de vida às futuras mães e seus bebês ofertando proteção, orientações, acompanhamento, assistência médica, até o nascimento do bebê, onde a mãe, já sabe onde vai nascer e na garantia de cuidados dentro da Rede SUS, no período do nascimento e no decorrer do crescimento da criança”, garantiu o secretário. 

O secretário lembra que quando concretizada a grande obra da Saúde na Gestão Kalil, que é a construção de um novo Pronto Socorro, já anunciado pelo prefeito, no local onde funciona hoje o atual Pronto Socorro será transformado em Hospital exclusivo Materno Infantil, outro projeto em planejamento na extensão da oferta de serviços da Rede SUS municipal.

Segundo o Diretor do Hospital e Pronto Socorro, Ney Provenzano, a Nova Maternidade, será uma extensão do Hospital e Pronto Socorro, porém em um local mais adequado, com mais leitos e capacidade para realizar 5 partos normais consecutivos, sendo 4 normais e uma cesariana. Por mês poderá realizar cerca de 300 partos.

“Toda a equipe Médica especializada, enfermeiros, técnicos foram deslocados para a nova unidade. Além dos 30 leitos de alojamento em conjunto, dispomos de 5 leitos de Pré Parto, Parto e Puerpério (PPP), único no Estado, sendo cada um individual com banheiro exclusivo, com espaço e equipamentos necessários, por exemplo a bancada e berço aquecido, camas automáticas, fototerapia, balanças, banquetas, bolas, balanço pélvico para parto tipo cavalinho, balde coletor e carro de emergência. Nosso Centro de Parto Normal (CPN) também é o único no Estado que disponibiliza 24 horas o médico pediatra além de equipe especializada com enfermeiros obstétricos, técnicos de enfermagem, médicos ginecologistas e neonatologista, além de todos os equipamentos necessários e centro cirúrgico”, explicou o diretor.

Enquanto ocorria a entrega da unidade, a pequena Maria Eduarda, estava nascendo, sua mãe Karen Regina da Silva, já estava dando à luz no Centro Cirúrgico. A avó de Maria Eduarda, Luciana Evangelista, não escondia a felicidade de receber a neta. “Graças a Deus elas estão bem, nasceu em um hospital maravilhoso, exclusivo para gestantes, longe de contaminação da Covid-19, o que me acalmou mais. Graças a Deus, temos um prefeito que se preocupou com as futuras mamães, dando um acolhimento excelente”, acentuou e sinto que Várzea Grande nos últimos anos demonstrou seu compromisso com sua gente com obras e ações voltadas para atender a população e a Várzea Grande.

Sair da versão mobile