Ícone do site Blog do Pedro Luis

Justiça Eleitoral Móvel estará no Jardim Glória II até quarta (30).

Estrutura funciona dentro de um ônibus e oferece condições de atendimento àqueles que mais precisam.

Dona Benedita Nascimento de Souza votava em um local distante de sua residência atual. Precisava pegar ônibus ou pedir a algum familiar para levá-la. Este ano será diferente pois, nesta segunda-feira (21.03), ela solicitou a mudança de local de votação na “Justiça Eleitoral Móvel” e está pronta para votar com mais comodidade.

Ela foi a primeira eleitora atendida na “Justiça Eleitoral Móvel”, que funciona dentro de um ônibus e que desta segunda até a próxima quarta-feira (30), estará na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria das Graças Pinto, no bairro Jardim Glória II. “Agora ficou muito mais fácil para votar, porque transferi para um local próximo da minha casa, antes ficava muito cansativo, porque tinha que pegar o ônibus e caminhar um pouco ainda”, ressaltou a eleitora Benedita de Souza, que afirmou ter ficado satisfeita com o atendimento.

Nas próximas duas semanas a “Justiça Eleitoral Móvel” estará sob o comando da 20ª Zona Eleitoral (ZE) de Várzea Grande, que conta com as parcerias da Prefeitura e da Câmara Municipal.

A coleta da biometria continua suspensa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas isso não impede que o eleitor com título cancelado por ausência à revisão biométrica regularize sua situação. Foi o caso de dona Ledina Maria de Souza, que estava com o título cancelado por este motivo, mas procurou o atendimento e já está apta para votar nas Eleições 2022. “Esse ano consegui resolver e vou votar, porque o voto é importante para melhorar a saúde, a educação, a nossa situação de um modo geral”.

O ônibus possui estrutura climatizada, mesas, cadeiras e equipamentos necessários para fazer o atendimento aos eleitores. Adquirido em fevereiro de 2020 pelo TRE-MT, ele ainda não tinha sido colocado em atividade em função da pandemia da Covid-19, que motivou a suspensão dos atendimentos presenciais em março daquele ano. Agora, com a queda nos casos da doença e a vacinação da população, foi possível colocar o projeto em prática.

Segundo o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, o atendimento móvel facilita o acesso daqueles que mais precisam. “É uma iniciativa muito importante e cidadã, pois leva os serviços da Justiça Eleitoral à população que mora distante dos Cartórios Eleitorais e que, muitas vezes, também não consegue fazer o procedimento pela internet. Além disso, oferece comodidade também aos servidores que fazem o atendimento nesses locais”, ressaltou.

A chefe de cartório da 20ª ZE de Várzea Grande, Simeres Godoy, destacou que com a ampliação da rede de atendimento é possível alcançar pessoas que não têm condições de ir até as unidades presenciais. “Em uma ação como esta conseguimos fazer o atendimento pleno ao eleitor, com os serviços de alistamento, transferência de título e, principalmente, a regularização, no caso daqueles que estão com o título cancelado. Lembrando que o prazo para fazer essas alterações termina no dia 04 de maio, então é importante que o eleitor procure a Justiça Eleitoral para exercer o direito ao voto e também evitar outros problemas, como a suspensão do CPF, por exemplo”.

Serviço

O atendimento móvel aos eleitores que moram no bairro Jardim Glória II e proximidades, em Várzea Grande, será das 8h às 17h até terça-feira (29.03), e até às 13h30, na quarta-feira (30.03). As senhas são distribuídas no início da manhã. O eleitor também pode recorrer ao atendimento online, no site do TRE-MT.

Fonte: https://www.tre-mt.jus.br

 

Sair da versão mobile