Juiz Edson Dias Reis toma posse como juiz-membro titular do TRE-MT

0

“Me empenharei para garantir, de forma equilibrada, a lisura do processo eleitoral e a moralidade eleitoral que, como é cediço, impõe que o mandato eletivo seja conquistado de forma lícita, sem abusos econômicos e funcionais, com combate a captação ilícita de sufrágio”. É o que garantiu o juiz de direito, Edson Dias Reis, em seu discurso de posse no cargo de juiz-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. O magistrado foi empossado nesta terça-feira, 14 de novembro, em solenidade híbrida e contou com a presença de desembargadores, magistrados, membros do parlamento, do Ministério Público e representantes de diversas instituições públicas. Clique aqui para assistir a cerimônia na íntegra.

 Edson Dias Reis, natural de Corbélia/PR e residente em Mato Grosso desde 1979, é filho de Elizeu Dias Reis e Lúcia Alves Reis, casado com Dafne Santos Bonamigo Reis e pai de três filhos. Graduado em Direito pela Universidade de Cuiabá em 1999, o magistrado possui um MBA pela Fundação Getúlio Vargas e uma extensa lista de prestígios profissionais e acadêmicos.

Antes de tornar-se juiz, Edson Dias Reis atuou como escrutinador da Justiça Eleitoral na década de 90 e como secretário eleitoral de Juízes Eleitorais de 1993 a 2003. Sua carreira na Magistratura Mato-Grossense inclui passagens por diversas comarcas, como Poconé, Juína, Alta Floresta, Primavera do Leste, Cuiabá e Rondonópolis. Além disso, foi convocado para substituição em segundo grau no Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso.

O juiz-membro também exerceu funções na Justiça Eleitoral nas comarcas de Poconé, Alta Floresta, Juína, Rondolândia e Castanheira, sendo juiz-membro substituto do TRE em 2020. Destacou-se coordenando a propaganda eleitoral das eleições suplementares ao Senado Federal e atuou como juiz auxiliar no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante a solenidade, o juiz José Luiz Leite Lindote, em nome do Tribunal, deu as boas-vindas a Edson Dias Reis, destacando sua trajetória profissional e acadêmica. Lindote ressaltou o notório e extenso leque intelectual do empossado, aliado à sua experiência como profissional do Direito, que o coloca no patamar de excelência dos serviços jurisdicionais prestados à sociedade. “Não tenho dúvidas de que, com todos os seus predicados, exercerá a judicatura eleitoral agora como titular com muito sucesso, dignificando o nosso Tribunal em todos os seus alcances”, frisou.

Durante seu discurso de posse, Edson Dias Reis expressou sua gratidão e destacou a importância da Justiça Eleitoral em sua vida profissional. Comprometeu-se a garantir a lisura dos processos eleitorais, respeitando os princípios éticos e morais, e ressaltou a relevância do voto como instrumento da democracia. O caminho que trilhei, me faz valorizar este momento da minha história, e me coloco à inteira disposição deste Tribunal para continuar garantindo pleitos eleitorais seguros e legítimos, em que os eleitores possam exercer de forma livre a expressão máxima da soberania popular, por meio do voto, em candidatos que se submeteram a um processo eleitoral em condições de igualdade”.

A presidente do TRE-MT, Desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, elogiou a trajetória e os atributos do novo juiz-membro, expressando confiança em sua atuação frente à Justiça Eleitoral. “Parabenizo o competente e leal amigo Dr. Edson Reis e desejo pleno êxito em seu biênio nesse Tribunal. Quero agradecer a amizade e afeto que nos une, não só como profissionais, mas principalmente, como ser humano. Sua chegada a este Tribunal representa o reconhecimento de sua competência e fortalece a Corte Eleitoral, que agora, contará com sua dedicação e expertise”.

Fonte: https://www.tre-mt.jus.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui