Mais de 800 alunos/atletas de 31 escolas da rede pública e privada participam da competição que vale vaga em outras competições. Os jogos seguem até o dia 24 deste mês de abril.
Mais de 800 atletas de Várzea Grande participam da etapa municipal dos Jogos Estudantis, que teve sua cerimônia de abertura na tarde desta segunda-feira (10), no Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos (Fiotão). São 31 escolas, da rede pública e privada, competindo nas principais modalidades por equipe: Futsal, Vôlei, Handebol e Basquete. A competição acontece no “Fiotão” e em outros ginásios do município até o dia 24.
Para o prefeito Kalil Baracat, a realização dos Jogos Estudantis em Várzea Grande reforça o compromisso da cidade com o presente e o futuro de sua juventude. “O esporte fez parte da minha vida desde muito novo e foi muito importante em minha formação. São momentos de criar e fortalecer amizades e de aprender sobre valores que levamos para a vida”, disse.
“Queremos que o esporte faça parte da vida dos nossos jovens, por causa de todos os benefícios sociais e de saúde, e os Jogos municipais são uma forma de estimular isso”, afirma o Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Sílvio Fidelis.
E os participantes também compartilham essa visão do esporte. Poliana Araujo Lima, atleta de Handebol da Escola Estadual Militar Tiradentes, disse que o esporte ajudou a mudar inclusive sua visão de mundo. “O esporte é muito importante, principalmente pela instrução dos professores. Eu era muito parada, mas mudou muita coisa na minha vida, mudou meu preparo físico, minha mentalidade”, disse.
“Eu estava entrando em uma fase de depressão quando comecei a praticar vôlei e o esporte me ajudou muito”, afirmou Douglas dos Santos, do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), mas admitiu: “No início eu era ruim, mas a gente melhora”.
Prestigiando a abertura, o Senador Wellington Fagundes desejou sorte aos competidores e reforçou o papel social dessas atividades. “Neste momento, vejo a prática do esporte como uma forma de promover a paz e a integração entre alunos, professores e servidores”.
Jadir Pereira, Superintendente de Esporte e Lazer da Smecel, destacou também o preparo da cidade para receber este e outros eventos do tipo. “Várzea Grande está bem servida de ginásios, de pessoal para trabalhar nos jogos, e hoje temos o Passe Livre, que facilita muito a mobilidade das crianças para a escola, para treinamentos, e isso é muito importante para a cidade”.
Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br