Guarda Municipal completa 22 anos de luta e glória.

0

O órgão de segurança municipal foi criado no ano 2000 pelo prefeito Jayme Campos.

A Guarda Municipal de Várzea Grande completa hoje 22 anos de criação, e traz na bagagem lutas e glórias. Criada inicialmente para ser uma polícia voltada à segurança do patrimônio público, a instituição assumiu com o passar dos anos, outras importantes atribuições e hoje se tornou referência para vários municípios, por desempenhar diversas atividades na segurança das pessoas, coordenação e fiscalização do trânsito, no monitoramento e ronda escolar e nas parcerias com as demais forças de segurança no combate a criminalidade.

Além disso, a Guarda Municipal tem desenvolvido diversos programas sociais, em parceria com as secretarias de Assistência Social, Educação, Cultura, Esporte e Lazer e Meio Ambiente, Desenvolvimento Rural e Sustentável.

O prefeito Kalil Baracat lembra que o então prefeito Jayme Campos foi um visionário quando implantou a Guarda Municipal de Várzea Grande, no ano de 2000, e realizou concurso público para a composição do efetivo que passou a operar nas ruas da cidade. “Ele acreditou neste projeto e hoje se sente orgulhoso por ver que a GM se tornou um órgão de credibilidade, e que tem contribuído de forma exemplar na segurança dos munícipes”, comemorou.

Kalil Baracat disse que a Guarda Municipal sempre teve um olhar especial, das gestões anteriores, e desta gestão, que tem assegurado os investimentos para reforçar e ampliar o atendimento em todas as atividades desenvolvidas pelo órgão.

Ele disse ainda que se encontram em análise estudos para a realização de concurso público para a Guarda Municipal, o que vai possibilitar um aumento no efetivo e uma maior abrangência dos serviços e ações desempenhadas pela tropa. “Esse é um dos nossos compromissos assumidos. Equipes da Prefeitura Municipal já deram início aos estudos referentes às medidas legais, além das questões que envolvem a viabilidade econômica e financeira para o ingresso de novos Guardas Municipais”.

O comandante da Guarda Municipal, Alisson Baracat Salgado disse que a corporação é um espelho da gestão municipal e um dos entes públicos que mais se aproxima da população, em função de sua atuação ‘diuturna’ nos bairros. “O reconhecimento da atuação da GM confirma que nosso trabalho está alinhado com esta gestão. Estamos todos focados em trabalhar muito pela população várzea-grandense”.

Para Alison Baracat – 23 de fevereiro – é uma data comemorada todos os anos, com muita alegria por toda a corporação, que trabalha com determinação e afinco para dar a população, mais segurança, e prestar também auxílio em diversas ações desenvolvidas pelos demais setores da administração municipal.  “A Guarda é hoje destaque diário na mídia pelo trabalho que realiza e todos os nossos indicadores são positivos, o que nos enche de orgulho e vontade de trabalhar ainda mais pela nossa cidade e nossa população”.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Ferreira da Silva, disse que a Guarda Municipal assumiu a maioridade desempenhando diversos trabalhos e que hoje possui um papel importante na história de Várzea Grande. “A Guarda Municipal foi a primeira Guarda criada no município de Mato Grosso, e em pouco tempo se tornou modelo para outros municípios. Hoje temos condições plenas de atuação, graças ao reconhecimento do trabalho desenvolvido pela corporação. São 22 anos de lutas e de glórias”.

O primeiro a comandar a Guarda Municipal de Várzea Grande foi o coronel Valter de Fátima Pereira, depois dele vieram os comandantes Naaliel Umbelino, Luiz Nelson da Silva, Rodrigo Alonso Lemes, João José Mendanha, Louriney Silva, Cristiane Prado (única mulher a comandar a Guarda), Evandro Homero Dias. A Guarda atualmente está sob o comando de Alison Baracat Salgado.

Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui