Aquisição contempla 100% dos profissionais da ativa e padroniza o armamento de uso individual no Sistema Penitenciário
A Secretaria de Estado de Justiça (Sejus) adquiriu 1.950 pistolas Glock, nos modelos 17 e 19, para policiais penais de Mato Grosso. O investimento de R$ 3.820 milhões padroniza as pistolas Glocks para todos os policiais penais da ativa no Estado.
Nesta quarta-feira (16.7), o governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato realizaram a entrega das pistolas aos policiais penais, representados pelos diretores de seis unidades do Sistema Penitenciário.
A Glock 9mm é uma pistola de fabricação austríaca, uma das armas curtas mais modernas do mundo e usada por diversas forças de segurança brasileiras.
O governador Mauro Mendes pontuou os avanços obtidos no Sistema Penitenciário, destacando que a realidade estrutural mudou radicalmente com os investimentos realizados para melhorias, e agradeceu a atuação dos homens e mulheres que atuam no sistema de justiça e segurança pública.
Com outras 727 pistolas adquiridas anteriormente, a Sejus ampliou a capacidade bélica para a Polícia Penal, somando 2.677 Glocks na totalidade, e contemplando agora todos os policiais penais em atividade nas unidades prisionais e gerências especializadas da instituição.
Duas unidades do Sistema Penitenciário, a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, e a Penitenciária Major Zuzi Alves da Silva, de Água Boa, já estão 100% equipadas com a Glock.
Novos coletes
Além das pistolas Glocks, a Sejus adquiriu 1.787 coletes balísticos também destinados à Polícia Penal. Com a aquisição, um investimento de R$ 3,732 milhões em segurança operacional, a secretaria atende a todos os policiais penais com o equipamento de proteção individual.
A entrega foi realizada durante o primeiro semestre a 100% dos servidores das unidades prisionais e, ainda, às gerências especializadas, coordenadorias e corpo da guarda da Secretaria de Justiça. Os coletes são equipamentos essenciais durante escoltas de presos, monitoramento de unidades prisionais, entre outras ações.
O secretário de Justiça reforçou que as duas aquisições integram o projeto de valorização do trabalho do policial penal e destacou o papel dos profissionais no programa Tolerância Zero Contra as Facções Criminosas, dentro das unidades prisionais.
https://www.secom.mt.gov.br/w