Governo de SC estuda mudança de protocolo para paciente ficar menos tempo em UTI | Renato Igor

0
Governo de SC estuda mudança de protocolo para paciente ficar menos tempo em UTI | Renato Igor

A secretaria de Saúde de Santa Catarina (SES) estuda mudança de protocolos para reduzir o tempo de internação dos pacientes nas unidades de terapia intensiva (UTI) dos hospitais. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (24) pelo superintendente de regulação da SES, Ramon Tartari, durante audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (Alesc).

“Há quatro semanas a taxa era de 58% , hoje (24) está acima dos 95%. O consumo de leitos é absurdo e os pacientes são graves, de forma que já iniciamos as discussões sobre protocolos e critérios para admitir pacientes em UTI e protocolos de triagem reversa, que é a retirada do paciente de UTI o mais precoce possível para dar maior giro e aceitar pacientes nas UTIs”, explicou.

A medida é criticada pelo clínico geral, cardiologista, médico intensivista e pesquisador do Incor-SP, André Dabarian.

“A alta precoce e o protocolo reverso, nada mais é do que mandar o paciente mais rápido para a enfermaria, isso não é possível, nem viável; a alta precoce é maléfica ao paciente, há diversos estudos que comprovam isso. Hoje um paciente intubado com ventilação mecânica permanece de 14 a 21 dias em média dentro da UTI, mandar esse paciente para enfermaria de forma precoce só contribuirá para piorar a mortalidade no estado”, explicou o especialista.

A taxa de ocupação de leitos SUS (adultos) nesta quarta-feira atingiu 94,6% e 70 pessoas morreram . No Estado, são 68 leitos disponíveis.

Santa Catarina enfrenta o pior momento da pandemia. O governo definiu novas regras restritivas, consideradas tímidas pelos especialistas. Entre elas, utilização de faixas de areia de praias, parques, praças, jardins botânicos, balneários e demais espaços públicos somente sem aglomeração.

“Não vejo nenhum valor epidemiológico. Tem que ser mais agressivo”, disse o deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB), que foi secretário estadual da Saúde e participou da Audiência Pública.

Confira a entrevista com o parlamentar:

Leia mais:

“A emergência virou UTI improvisada”: o relato do colapso em hospital do Oeste de SC

Restrições em Santa Catarina são inevitáveis para não perder o controle, diz Fecam

Últimas do colunista

Leia Mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui