Governo de Mato Grosso realizará semana descentralizada da pessoa com deficiência.

0

Evento faz parte do programa “Ser Inclusivo” e busca debater políticas públicas voltadas para a inclusão e melhorias na qualidade de vida

No dia 21 de setembro, comemorado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência, o Governo de Mato Grosso realizará a “Semana Descentralizada da Pessoa com Deficiência”. O evento faz parte do programa “Ser Inclusivo” do Governo do Estado e tem como objetivo debater a implementação de políticas públicas voltadas para a inclusão, bem-estar e melhoria da qualidade de vida das mais de 600 mil pessoas com deficiência residentes em Mato Grosso.

Abertura do evento e discussões relevantes

A abertura do evento será realizada na quinta-feira, dia 21 de setembro no ginásio Fiotão às 8h e marcará um momento histórico para Várzea Grande, pois é a primeira vez que a semana da pessoa com deficiência ocorrerá com a participação conjunta da prefeitura, governo do estado e prefeitura de Várzea Grande, reunidos para ouvir as demandas desse segmento tão importante da sociedade. A expectativa é de que duas mil pessoas com deficiência estejam presentes no evento de abertura.

Durante três dias, temas relevantes serão amplamente discutidos, como acessibilidade, criação de Centros de Reabilitação nos municípios, qualificação profissional e a importância dos esportes e lazer adaptados.

A superintendente Estadual de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência de Mato Grosso, Taís Augusta de Paula, destacou a importância do evento como um espaço para atender às necessidades e anseios dessa parcela da população.

Um olhar para além do básico

Taís ressaltou a importância de se pensar na pessoa com deficiência não apenas nas necessidades básicas, mas também em aspectos como esporte, saúde, educação e lazer. Para isso, estão programadas diversas atividades durante o evento. No dia 22, haverá um dia inteiro de lazer inclusivo e o local será surpresa, já no dia 23, ocorrerá o Dia Paralímpico, com a realização de esportes adaptados em Várzea Grande.

Além disso, a participação da sociedade em geral é fundamental para uma compreensão plena das necessidades daqueles que possuem alguma limitação. Taís enfatizou que não existem desejos de viver isolados, e que as pessoas com deficiência são parte ativa da sociedade. Por isso, todos são convidados a participar e prestigiar a Semana de Centralização da Pessoa com Deficiência de Mato Grosso, principalmente a comunidade de Várzea Grande.

A semana representará uma oportunidade para mudar a realidade do município em relação à acessibilidade, inclusão e convivência com pessoas com deficiência. Taís convidou pessoas com deficiência de todo o estado e a população em geral para se juntarem ao evento e apoiarem essa importante causa.

A importância da inclusão social e a conscientização sobre as necessidades dessas pessoas estão no centro das discussões, e é por meio de eventos como a semana de centralização da pessoa com deficiência que é possível promover a valorização e a igualdade de direitos para todos.

Fonte: Reportagem do governo do estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui