Governo de Mato Grosso e Oi Futuro lançam edital MOVE_MT voltado para iniciativas da economia criativa

0

O programa vai oferecer formação e mentorias que ajudarão a criar negócios criativos rentáveis e sustentáveis; inscrições abertas.

Estão abertas as inscrições para o edital Move_MT de aceleração de projetos e negócios criativos, de inovação e impacto sociocultural, que é promovido pelo Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) e Oi Futuro. O programa vai selecionar até 30 iniciativas de economia criativa que irão receber 2.500 horas de formação e mentoria para ajudar a criar negócios rentáveis e sustentáveis.

As inscrições podem ser feitas pelo site oifuturo.org.br/editais até as 20h (horário MT) do dia 05 de agosto. 

De acordo com a superintendente de Desenvolvimento da Economia Criativa da Secel, Keiko Okamura, a parceria com a Oi Futuro visa fortalecer a gestão dos negócios criativos no Estado.

“Apesar de não envolver diretamente a transferência de recursos aos selecionados, o edital oferece formação e aceleração especializadas que ajudarão a transformar o empreendimento, a ideia ou o projeto criativo em um negócio rentável. Para isso, temos a expertise da Oi Futuro por meio do Labora, que é um ambiente de aprendizagem e articulação reconhecido no Brasil”, explica Keiko.

As iniciativas selecionadas no edital Move_MT passarão por formações coletivas e consultorias individuais realizadas por uma equipe de especialistas, pelo período de seis meses. O objetivo é auxiliar os empreendedores em questões específicas relacionadas às áreas de gestão organizacional, estruturação de projetos e uso de tecnologias em seus modelos de atuação. O ponto de partida serão reuniões de diagnóstico, em que cada acelerado vai elaborar um plano de ação para seu negócio ou projeto de impacto sociocultural.

Além da formação, o edital dispõe de até R$ 257 mil reais em recursos para reconhecimento e distribuição entre as iniciativas que atenderem as metas previstas e obtiverem o melhor desempenho ao longo do ciclo de aceleração. O objetivo é que as premiações impulsionem a evolução dos negócios e projetos. 

Na banca final, os cinco empreendedores com melhor desempenho em toda a aceleração poderão ganhar também um intercâmbio no Lab Oi Futuro, no Rio de Janeiro, após a pandemia. Na ocasião, os selecionados irão conhecer o ecossistema de inovação da cidade e interagir com a rede do Labora, o Laboratório de Inovação Social do Oi Futuro, que já acelerou mais de 80 negócios e organizações de impacto social desde 2017.

As experiências e aprendizados de toda a jornada serão registrados em um e-book do projeto, que será publicado e disponibilizado gratuitamente pelo Oi Futuro e Secel-MT.

Podem participar da seleção pública pessoas físicas ou jurídicas, com ou sem fins lucrativos, que atuem na economia criativa de Mato Grosso. As iniciativas propostas podem ser nos seguintes segmentos: Mundo das Artes (artes visuais e cênicas, audiovisual, música, literatura, fotografia, artesanato, biblioteca, museus e galerias, patrimônio material e imaterial, cultura popular e tradicional); Negócios Digitais (startup, fablab, mídia digital, software, novas mídias); e Criação Funcional (arquitetura e urbanismo, moda, gastronomia, design, games, publicidade e turismo). 

“Vamos apoiar iniciativas artísticas, culturais e digitais e mostrar que é possível empreender e criar negócios criativos rentáveis. Com o Move_MT, toda a sociedade sai ganhando, afinal o objetivo é ampliar o desenvolvimento inovador e sustentável, e também projetar os projetos inovadores daqui de Mato Grosso para o restante do país e do mundo”, enaltece o titular da Secel, Alberto Machado, o Beto Dois a Um.

Etapa pré-aceleração

Na primeira etapa do Move_MT, artistas, produtores culturais e empreendedores da economia criativa de todo o estado participaram dos workshops coletivos e gratuitos que abordaram temas de gestão, economia criativa, inovação e tecnologia.

Foram quatro workshops online realizados no período entre 26 maio a 14 de julho deste ano, abrangendo cerca de 200 participantes em cada um deles.

Serviço

Inscrições edital Move_MT

Período: 20 de julho a 05 de agosto de 2021

Acesso ao edital e link de inscrição: https://oifuturo.org.br/editais/move_mt/