Acordo de cooperação técnica é mais um instrumento que viabiliza a obra.
O governador Mauro Mendes e o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, assinaram um acordo de cooperação técnica que fornece 100% de segurança jurídica para a construção da primeira Ferrovia Estadual em Mato Grosso.
O acordo foi assinado na noite desta quinta-feira (02.09), após reunião no ministério. Também participaram os senadores Carlos Fávaro, Jayme Campos e Wellington Fagundes; e os secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).
A Ferrovia Estadual ligará Rondonópolis a Cuiabá e Rondonópolis a Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária que leva ao sul do país.
“Agradeço muito ao presidente Jair Bolsonaro, ao ministro Tarcísio, e aos nossos senadores pelo empenho para que nós pudéssemos manter de pé esse processo e ministério sempre se colocou à disposição para nos ajudar. Esse acordo vai garantir segurança jurídica total para esse processo e nós estaremos juntos, se Deus quiser, daqui a alguns dias, algumas semanas, assinando o contrato e dando ordem de serviço para mais de 700 km de trilhos. Até que enfim as ferrovias em Mato Grosso e no Brasil inteiro estão saindo”, afirmou o governador, ao explicar que a obra deve gerar milhares de empregos.
O ministro da Infraestrutura garantiu apoio total à construção da ferrovia e declarou que esse traçado vai trazer muitos benefícios à população.
“Mato Grosso está sendo pioneiro nisso, que é o processo de autorização ferroviária. O Estado está muito perto de finalizar o chamamento público para a ferrovia. Sem dúvida nenhuma vai aumentar a oferta ferroviária e isso vai diminuir o custo logístico. Ganha Mato Grosso, ganha o Brasil e a gente está muito satisfeito”, relatou.