Neste período (janeiro a março) foram confeccionados 2.028 autos de infrações, além de 201 boletins de ocorrências de trânsito.
A Guarda Municipal de Várzea Grande divulgou o balanço referente a acidentes de trânsito sem vítimas, neste 1º trimestre do ano. De acordo com os dados estatísticos do órgão de segurança municipal, neste período (janeiro a março) foram confeccionados 2.028 autos de infrações, além de 201 boletins de ocorrências de trânsito, que foram registrados junto a Delegacia de Delitos de Trânsito – Deletran.
“Os números apresentados demonstram que ainda são grandes os números de infrações no trânsito e os boletins de ocorrências envolvendo acidentes, sem vítima, porém com danos materiais ao condutor. A falta de conscientização de alguns motoristas, aliada a pressa, uso de bebida alcoólica, uso de celular, e até mesmo desatenção nas vias são fatores que contribuem para o aumento das ocorrências. A Guarda Municipal de Várzea Grande trabalha no controle, fiscalização e ordenamento do trânsito, mas para que haja uma redução nos registros de auto de infração e boletins de ocorrências no trânsito é necessário que o motorista cumpra com o que prevê o Código de Trânsito Brasileiro e que faça a sua parte, evitando acidentes”, informou o comandante da Guarda Municipal, Álison Baracat Salgado.
Segundo Baracat muitos acidentes de trânsito deixam de ser registrados em função do condutor abandonar o veículo na via pública, após a colisão. “Esses fatos geralmente acontecem durante a madrugada, principalmente, nos finais de semana. Neste caso não é confeccionado o boletim de ocorrência de trânsito sem vitimas”, observou.
O comandante lembra que a Guarda é responsável pelos atendimentos de acidentes sem vítimas, ficando com a função de fazer os registros de ocorrências com vítimas, as polícias Militar, Civil e Rodoviária.
AGENDA PORTÁTIL: A Guarda Municipal de Várzea Grande passa, a partir de agora, a operar no trabalho de coordenação e fiscalização do trânsito com o Personal Digital Assistantes (PDA), também conhecido por talonário eletrônico. A secretaria Municipal de Defesa Social recebeu os novos equipamentos que serão utilizados na notificação de infração de trânsito, autos de apreensão e remoção de veículos, boletins de acidentes e ocorrências policiais, de forma ágil, dinâmica e sem usos de papéis, contribuindo dessa forma para a preservação do meio ambiente.
“A aquisição desses novos equipamentos vai proporcionar maior eficácia e eficiência no serviço já prestado pela Guarda Municipal. Além dos seis talonários eletrônicos, foram adquiridos também cinco tablets e 11 impressoras. A população terá um melhor atendimento, pois passa a contar com um sistema ágil e seguro”, destacou o secretário de Defesa Social, Alessandro Ferreira da Silva.
O gestor explica que vários órgãos de segurança pública já utilizam esse dispositivo e com a Guarda Municipal não será diferente. “A tecnologia tem modificado a forma de atuação administrativa e operacional das polícias daí a necessidade de estarmos atentos a essas mudanças, e um bom exemplo é o emprego do sistema de talonário eletrônico, que possui várias características como redução do tempo na elaboração de multas, uma vez que a maior parte dos dados sobre o veículo já está em um banco de dados”.
O comandante da Guarda Municipal, Álison Barcat Salgado disse que o órgão de segurança municipal vem ao longo dos anos inovando seja na forma de atuação, bem como nos equipamentos utilizados nos trabalhos desenvolvidos pela pasta. “E isso se deve também a Administração Municipal que tem investido no setor, com a aquisição de novos equipamentos de serviços e de segurança pessoal, além de capacitação profissional, que são fatores que têm contribuído para o reconhecimento e sucesso dessa instituição que tem sido referência para outros municípios”.
Segue o balanço dos acidentes de trânsito sem vítimas dos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, bem como os números de auto de infração confeccionados nos respectivos meses.
Janeiro 2022
– 904 autos de infração confeccionados de forma manual.
– 65 boletins de acidentes de trânsito sem vítimas.
Fevereiro 2022
– 515 autos de infração confeccionados de forma manual.
– 67 boletins de acidentes de trânsito sem vítimas.
Março 2022
– 619 autos de infração confeccionados de forma manual.
– 69 boletins de acidentes de trânsito sem vítimas.
Lembrando que os acidentes de trânsito sem vítimas são registrados pela DELETRAN.
Lembramos também os casos em que as partes entram em acordo, dispensando o atendimento da GM.
Outra situação se refere aos acidentes em que o condutor abandona o veículo na via, acontece muito nas madrugadas e principalmente nos finais de semana. Nesse caso não é confeccionado o boletim de acidente de trânsito sem vítimas.