Gestores da Rede Municipal participam do Programa de Formação de Lideranças Educacionais.

0

A formação tem duração de dois anos (360 horas), dividida em 6 módulos on-line e se ancora em três dimensões distintas: cultural, de visão e operacional.

A formação continuada é uma das marcas da gestão Kalil Baracat. Exemplo disso é a parceria firmada pela Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer com o Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação, que possibilitou a adesão do Município ao ‘Programa de Formação de Liderança Educacionais’. O acordo de cooperação técnica está capacitando 86 gestores escolares, num curso cuja duração é de dois anos, que visa o aprimoramento da gestão escolar.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o programa não exige qualquer repasse de recursos financeiros, sendo a contrapartida da Prefeitura apenas viabilizar a participação dos servidores em encontros presenciais, oportunidade em que, além do curso, entram em contato direto com gestores de Educação de várias cidades do Brasil, aprendendo e compartilhando experiências de sucesso. O encontro presencial foi realizado nos dias 23 e 24, na cidade de Goiânia (GO), com a participação de todos os gestores inscritos.

Segundo o gestor do programa, Rogers Mendes, o Programa de Formação de Lideranças Educacionais do Centro Lemann tem o objetivo de fortalecer o compromisso e a capacidade de profissionais que acompanham escolas e diretores escolares em promover aprendizagem e desenvolvimento integral com qualidade e equidade em suas redes e escolas. “O programa é gratuito e busca provocar um processo profundo de transformação pessoal e profissional”, afirmou.

A formação oferece atividades estimulantes e ‘mão na massa’, para que cada liderança se sinta encorajada e apoiada a expandir suas crenças, assim como aprimorar suas atitudes, sua visão e suas práticas, de forma a transformar o contexto educacional à sua volta. Para tanto, buscamos sensibilizar e empoderar seus participantes para que enfrentem seus dilemas, compartilhem e aprofundem suas experiências e solucionem desafios que comprometem a qualidade e equidade da educação na escola.

A formação tem duração de dois anos – 360 horas -, dividida em 6 módulos on-line e se ancora em três dimensões, cultural, que trata da mudança de mentalidade e fortalecimento de compromisso e motivação; de visão por meio do desenvolvimento de um olhar sistêmico para a definição de direcionamentos e estratégias; e operacional com foco na capacidade técnica.

“A nossa expectativa é contribuir para que essas lideranças, assim como suas redes e escolas, aprimorem a sua gestão com foco no pedagógico; cultivem altas expectativas em relação à aprendizagem e ao desenvolvimento integral dos estudantes; façam um melhor uso de dados para embasar a sua tomada de decisão; reduzam as desigualdades entre as escolas e dentro de cada uma delas, de forma a assegurar educação de qualidade para todos e para cada um”, declarou o gestor.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui