Ícone do site Blog do Pedro Luis

Galibert fala de laudo da Politec e alerta risco de saúde dos moradores por gases tóxicos.

Gás sulfídrico e sulfeto de hidrogênio.

Na sessão ordinária (02), o vereador Galibert PSL, foi a tribuna para atender a reclamação dos moradores do Jardim Paula 2 diante do problema do mau cheiro do Centro de Tratamento de Esgoto do Condomínio Chapada do Cristais construído pela incorporadora RMV.

Os moradores do Jardim Paula 2, Várzea Grande andam temerosos e padecendo diante do mau cheiro do Centro de Tratamento de Esgoto do Condomínio Chapada do Cristais

Este Centro de Tratamento de Esgoto vem trazendo não só danos à saúde dos moradores que ali residem, como também tirando a paz! As pessoas chegam a dizer que não tem mais vida!!” Relatou o vereador Sargento Galibert.

O Vereador, presidente da comissão permanente de segurança relatou também que a perita Rosângela Maria da Politec esteve no local e apresentou laudo técnico que diz:

“Este gás que tem este odor é o Gás Sulfídrico. O mesmo pode causar problemas ambientais, prejudicando não só o solo, como a água, o ar e também a saúde da população… Não sendo mais um problema de cheiro e sim de Saúde Publica!!”, revelou a perita da Politec.

Galibert também leu os problemas que o gás provoca na saúde da população:

“Ele provoca irritação na pele, lacrimejamento dos olhos, perda da percepção gradativa de odores, fobia e visão embaçada.”revelou o vereador que não se trata apenas do problema de cheiro, mas também de saúde.

A Vereadora Gisa Barros pediu uma parte, pois a mesma relatou que conhece de perto o sofrimento destes moradores:

Vereadora Gisa Barros

“Eu moro ali ao lado do Chapada dos Cristais e foi marcada uma audiência entre os síndicos dos três condomínios e o Ministério Público, porque no final da tarde o odor, o mau cheiro está fora do normal!”

A vereadora alerta também sobre um eventual “Colapso” que pode acontecer quando a incorporadora entregar outros condomínios.

“O estado ainda concedeu uma licença para despejarem o esgoto do condomínio da Av Castelo Branco e do condomínio em frente a cabana da Dudu lá! Imaginem vocês que ainda não forem entregues esses condomínios, imaginem quando entregar o Colapso que vai virar essa situação lá”, alertou a vereadora 

Vereador Galibert ouvindo atento a parte da vereadora, concordou com a mesma e disse que o problema lá é muito grave.

Não só o problema do tratamento que é particular do condomínio, como também do DAE. “Mas uma vez o DAE na parada dos sucessos! “satirizou o vereador já que o DAE sempre está no topo das reclamações da cidade.

Galibert falou que a “estação de tratamento” não está surtindo efeitos, não tem efeito nenhum e a população está sofrendo. Falou também dos problemas de saúde causados pelo outro gás detectado pela perita.

“Tem no ar lá, o sulfeto de hidrogênio, olha só oque causa esse gás; taquicardia, palpitações cardíacas, arretimia cardíaca, bronquite, edemas pulmonares, até paralisa respiratória, além de vertigem, irritabilidade, dor de cabeça, tontura, tosse, confusões.”

O Vereador visitou a casa de uma moradora e ela disse que não está se alimentando, por conta do Odor que sai no ar.

Galibert convidou também os vereadores para procurar o Ministério público, a Sema, e o código de postura do município para resolver a situação e trazer de volta a qualidade de vida dos moradores daquela região!!

Sair da versão mobile