Na manhã de terça-feira (31.05), o vereador Sargento Galibert (UB), subiu à tribuna e explanou sobre a nova onda da Covid-19.
O parlamentar elencou a superlotação das UPAS, e do transporte coletivo, que proporcionam grandes riscos de contaminação da covid-19.
“Eu vim aqui essa tribuna, falar do assunto muito sério, a questão da reinfecção da covid-19, já voltou a nova onda aí, eu acredito que já é de conhecimento de todos, mas nada mais justo, a gente tocar nesse assunto, a Covid não acabou. Através do decreto autoriza que você transita livremente sem máscara, mas eu acho que cada um fazendo a sua parte, vai evitar o mal ainda maior” disse Galibert.
Em São Paulo, a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados foi revogada em 17 de março deste ano, após queda dos índices de contaminação e de mortes causadas pela covid-19 no estado.
O Centro de Contingência do Coronavírus do governo de São Paulo vai voltar a recomendar uso de máscaras em locais fechados, a determinação ocorre em meio a uma aceleração do número de infectados no Estado.
O COE-Covid-19 (Comitê de Operações de Emergência em Saúde Pública-Covid), ligado ao governo do Distrito Federal, recomendou também a volta da obrigatoriedade do uso de máscaras na capital federal.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira (2) recomendou que grupos prioritários como pessoas com comorbidades, idosos e estudantes utilizem máscara por conta de um aumento no número de casos nas últimas duas semanas.