A 16.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que tem como ‘prato’ forte o dérbi Sporting-Benfica, arranca hoje com três jogos entre equipas do último terço da classificação e que procuram fugir da ‘zona vermelha’.
Nacional e Famalicão, 14.º e 15.º classificados, ambos com 14 pontos, logo acima do lugar de ‘play-off’ de manutenção, ocupado pelo Gil Vicente (13 pontos), dão início à penúltima ronda da primeira volta, a partir das 15:30, na Madeira.
Os insulares vêm de um empate na Luz, diante do Benfica (1-1), naquele que foi o primeiro ponto conquistado nas últimas quatro jornadas, enquanto os famalicenses continuam longe do ‘fulgor’ da época passada e arrecadaram apenas um triunfo nos oito jogos anteriores.
A partir das 18:00, o Tondela (12.º), uma de quatro formações com 15 pontos e que não perde no seu reduto há três partidas, recebe o penúltimo colocado, Farense, que ainda não sabe o que é vencer fora de casa.
Portimonense e Boavista encerram o ‘menu’ futebolístico do dia, em Portimão, a partir das 20:30. Se os algarvios, com 15 pontos, pretendem ‘escalar’ na tabela e, eventualmente, aproveitar o desenlace dos dois encontros que se realizam antes, os ‘axadrezados’ tentam a todo o custo abandonar o último lugar (11 pontos).
A 16.ª ronda da I Liga, que termina na terça-feira, com o Gil Vicente-Paços de Ferreira, tem como ‘ponto alto’ o dérbi lisboeta Sporting-Benfica, agendado para segunda-feira, em Alvalade.