Ícone do site Blog do Pedro Luis

Finalistas do Concurso de Desenho e Redação sobre combate às queimadas são premiados em solenidade marcada pela conscientização.

Foram entregues bicicletas, tablets e mochilas aos primeiros, segundos e terceiros colocados, respectivamente.

A manhã desta terça-feira (11) foi de celebração para os 12 alunos finalistas do 2º Concurso de Desenho e Redação – com o tema “Eu digo não às queimadas! Diga você também”. Os vencedores se destacaram entre 10.726 estudantes de 40 unidades da rede municipal de ensino inscritos no projeto, realizado numa parceria entre as Secretarias Municipais de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) e o 2° Batalhão de Bombeiros Militar de Várzea Grande.

A solenidade de premiação foi agraciada com a apresentação da peça teatral “Natureza em Conflito com a Humanidade”, interpretada por alunos da EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes, com coreografia do professor Bruno Flávio, e também com a banda de música do Município.

O projeto foi lançado ainda quando a região Centro-Oeste estava sofrendo com o período de estiagem, em julho. O objetivo é fomentar a produção artística e intelectual dos estudantes, como forma de avaliar suas percepções, conceitos aprendidos e opiniões em relação ao tema, que foi trabalhado de forma integrada em 66 escolas municipais urbanas e do campo, através de palestras e demais atividades.

Em cada categoria (desenho e redação), os trabalhos foram classificados por uma comissão julgadora de cada escola participante. Na segunda etapa, houve outra avaliação pela banca composta por representantes das instituições envolvidas e especialistas na área. Foram avaliados critérios como criatividade, clareza, coesão das ideias e ortografia.

Os 12 finalistas participaram de uma vivência no 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Várzea Grande, onde puderam ter um dia de bombeiro, com atividades como apagar o fogo, andar no caminhão de bombeiro, fazer rapel e tirolesa. Na cerimônia de premiação, foram entregues bicicletas aos primeiros colocados, tablets aos que ficaram na segunda posição e mochilas aos que ocuparam o terceiro lugar no pódio.

Avaliação do projeto

A subsecretária de Educação, Maria Alice de Barros, parabenizou a todos os envolvidos no projeto. “Em nome do secretário Sílvio Fidelis eu quero agradecer a toda equipe do Corpo de Bombeiros pela iniciativa desse projeto, que é muito importante porque, às vezes, as pessoas não dão muito valor, mas veja que evento maravilhoso! Ensinando as crianças a terem cuidado com o meio ambiente, o quanto a queimada prejudica nossa saúde”, disse.

A gerente de Educação Ambiental da SEMMADRS, Adriana Anunciação, destacou sua alegria em ver o resultado de todo o processo de conscientização das crianças. “Pra nós que estivemos nas escolas vendo o entusiasmo e a vontade de aprender dos alunos, foi tão gratificante porque trabalhamos com educação ambiental e educar é formar. Nós formamos educadores mirins. A criança alcança um escopo muito maior da educação ambiental do que nós adultos porque ela é atenta a ouvir e absorve com muita facilidade o aprendizado. E quando ela chega na casa dela e vê o pai ou a mãe querendo atear fogo no lixo, ela fala: ‘Não pode! Eu aprendi na escola que as queimadas fazem mal’. O pai vendo o filho o advertindo, não tem educação melhor do que essa”, discursou.

Para o comandante do 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Várzea Grande, tenente-coronel Rafael Ribeiro Marcondes, que coordena uma equipe de 112 bombeiros militares, ver que o projeto alcançou mais de 10 mil crianças é algo “magnífico e gratificante”, que amplia a atuação do combate ao fogo. “É uma satisfação imensa estar hoje encerrando mais um ciclo deste projeto, que começou ano passado e foi um sucesso desde a primeira edição. Este ano a gente conseguiu expandir e atingir toda a rede municipal de ensino. E ver o resultado do trabalho dessas crianças é a coisa mais linda! A gente pôde observar nos desenhos e nas redações aquilo que foi falado nas palestras. Então, fica claro que as crianças de fato absorveram e vão se transformar em multiplicadores dessa mensagem tão importante, que é a preservação do meio ambiente”, declarou.

Uma das ganhadoras do concurso na categoria redação, Taluany Gomes, 12, aluna do 7º ano da EMEB Lenine de Campos Póvoas, conta que sua inspiração para o texto partiu do sofrimento causado pelos incêndios florestais. “Eu me inspirei muito na morte dos animais. E que triste tudo isso! Falei também que as queimadas podem causar riscos também a nós, seres humanos, às árvores e aos animais que moram nelas”.

Durante o evento, também foram entregues certificados de qualificação aos servidores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável que participaram do curso de formação de brigadista do Corpo de Bombeiros, através da parceria PreviQueimadas.

Confira as colocações dos finalistas:

Categoria 1 – Desenho (1º e 2º anos)

1º lugar – Lucas Rabelo – EMEB Armindo de Arruda Campos – Professora Flávia Fernando

2º lugar – Júlia Souza Torrezan – EMEB Tenente Waldemiro Delgado Bertúlio – Professora Sara Lima do Nascimento

3º lugar – Raiany Camily de Almeida Lemes – EMEB Napoleão José da Costa – Professora Liliam Cristina Costa da Silva

Categoria 2 – Desenho (3º, 4º e 5º anos)

1º lugar – Maria Eduarda Morais Borges – EMEB Nair de Oliveira Correa – Professora Tânia Maria da Silva

2º lugar – Emily Eugênia Moraes da Silva – EMEB Napoleão José da Costa – Professora Rosalba Curado

3º lugar – Maria Eduarda Micheletti da Rocha – EMEB Jaime Veríssimo de Campos – Professora Elizabeth

Categoria 3 – Redação (6º e 7º anos)

1º lugar – Taluany Gomes Virgulino de Araújo – EMEB Lenine de Campos Póvoas – Professora Alice Lemos do Nascimento Santana

2º lugar – Jeniffer Fernandes Demarque – EMEB Bianca Lorena Rocha Capilé – Professora Kelly Magalhães

3º lugar – Júlia Vitória Cunha da Silva – EMEB Abdala José de Almeida – Professora Marlene Soares

Categoria 4 – Redação (8º e 9º anos)

1º lugar – Anabelly de Oliveira da Silva – EMEB Faustino Antônio da Silva – Professora Raíssa Alice

2º lugar – Rebeca Kaoany de Amorim – EMEB Bianca Lorena da Rocha Capilé – Professora Kelly Magalhães

3º lugar – Ana Vitória da Silva Proença – EMEB Professora Lúcia Leite Rodrigues – Professor Ricardo de Freitas

Fonte:http://www.varzeagrande.mt.gov.br

Sair da versão mobile