Exame de medicina nuclear passar a ser oferecido pelo SUS em Várzea Grande

0

Em mais um avanço na área de saúde, a prefeitura e o Fila Zero trazem aos várzea grandenses um serviço inédito, de alta tecnologia e custo: a cintilografia

A Prefeitura de Várzea Grande deu mais um importante passo rumo à melhoria da saúde pública municipal com o lançamento oficial do programa Fila Zero na Clínica Vida Diagnóstico e Saúde, nesta segunda-feira (29). A partir de agora, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) passam a contar com acesso ao exame de cintilografia — um dos mais avançados da medicina nuclear — que será realizado em uma empresa privada, referência em diagnósticos de alta complexidade.

A parceria entre o Município e a Clínica Vida Diagnóstico e Saúde foi celebrada com a presença da prefeita Flávia Moretti (PL), da secretária Municipal de Saúde, Deisi Bocalon, vereadores e representantes da saúde pública e privada, como a diretora da clínica Dra. Natasha Slhessarenko. O convênio marca um momento histórico para Várzea Grande, sendo a primeira vez que esse tipo de exame é oferecido gratuitamente à população pelo SUS em solo várzea-grandense. Além do ineditismo, a cintilografia representa um grande passo tecnológico na busca por diagnósticos mais precisos e possibilita o acesso a um procedimento de alto custo.

Para inaugurar essa parceria, quatro pacientes deram início ao exame de cintilografia cardíaca.

“Desde 2017, a Clínica Vida atua oferecendo exames de alta complexidade a diversos planos e públicos. Agora, fechamos um ciclo importante ao atender também os pacientes do SUS, com a mesma excelência, qualidade e segurança”, destacou a diretora da clínica, Dra. Natasha Slhessarenko.

O médico Humberto Celestino, um dos diretores da clínica reforçou que o atendimento ao SUS representa a consolidação de um sonho: “Atendemos diversos planos e agora completamos nosso propósito. Na faculdade, aprendemos que o SUS é o maior e o melhor sistema público de saúde do mundo, mas que ainda é deficitário, mas hoje, vamos poder atender a nossa comunidade. É um orgulho ofertar esse serviço em nossa clínica”, afirmou.

A prefeita Flávia Moretti ressaltou o compromisso da gestão com a saúde pública. “Saúde é um direito constitucional e sem saúde, não há vida. Ver um cidadão várzea-grandense sendo acolhido e assistido em uma clínica estruturada é motivo de orgulho. Essa é uma nova fase para a saúde de nossa cidade, e vamos continuar avançando”. Ela afirmou ainda que tem muita coisa a melhorar na saúde do Município incluindo as reformas das unidades de saúde.

A secretária de Saúde, Deisi Bocalon, destacou os resultados expressivos do programa Fila Zero. “Somente entre fevereiro a abril, já foram realizados mais de 23 mil procedimentos, com mais de R$ 1,5 milhão faturados”, celebra. E exclama: “E esse exame jamais havia sido ofertado pelo SUS em nossa cidade, especialmente para pacientes oncológicos e agora é uma realidade graças à nossa gestão.”

O deputado estadual Fabinho Tardin (PSB) reforçou a importância da iniciativa. “A população de baixa renda não teria condições de arcar com esse tipo de exame. Hoje, essa realidade mudou. Estou muito feliz em ver que a prefeita tem lutado por uma saúde melhor e está conseguindo avançar. Eu moro aqui, conheço essa cidade e torço por uma Várzea Grande que dê certo.”

O vereador Alessandro Moreira, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, também participou do evento e elogiou a iniciativa: “Nosso mandato segue firme em colocar o cidadão várzea-grandense em primeiro lugar. É esse o caminho para uma saúde mais humana e eficiente.”

Com o lançamento do Fila Zero na Clínica Vida, em Várzea Grande reforça, o compromisso da atual gestão com a dignidade no atendimento e amplia o acesso da população a exames de alta tecnologia, promovendo uma saúde pública mais justa, moderna e inclusiva.

EXAME DE ALTA COMPLEXIDADE – Essa oferta representa um marco inédito para o Município, já que, os pacientes precisavam ser encaminhados a Cuiabá para a realização desse tipo de exame.

A unidade passa a oferecer 16 tipos diferentes de exames de cintilografia, totalizando 1.722 procedimentos, contratados por meio de investimento público no valor de mais de R$ 1 milhão de reais.

O Programa Fila Zero tem como objetivo reduzir drasticamente o tempo de espera por exames, consultas e cirurgias especializadas no SUS, com foco na universalização e integralidade do atendimento.

A cintilografia é um exame da medicina nuclear que permite uma avaliação funcional detalhada de órgãos como coração, rins, pulmões, ossos, tireoide, entre outros. Ao contrário de exames puramente anatômicos, como tomografia e ressonância, a cintilografia mostra o funcionamento do corpo em tempo real, de forma não-invasiva e segura.

Entre os procedimentos oferecidos estão cintilografias cardíacas, renais, ósseas, tireoidianas, além de exames para avaliação de metástases, inflamações, infecções, perfusão pulmonar e função paratireoideana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui