Assunto foi tratado em bate-papo online realizado para estudantes de Direito de Cáceres
A segurança do processo eletrônico de votação no Brasil foi o tema de um bate-papo promovido pelo curso de Direito da Faculdade Estácio Fapan, de Cáceres, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral (EJE) do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) e a 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) de Cáceres, na noite desta quinta-feira (15.09).
O evento foi transmitido pelo YouTube e contou com a participação da professora do curso de Direito da Estácio Fapan, Juliana Sales Pavini, o diretor do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido, e a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MT de Cáceres, Raquel Mendes.
Em nome do presidente do Tribunal, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, e da diretora da EJE-MT, juíza Ana Cristina Silva Mendes, o diretor do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, agradeceu pela parceria. “É uma honra participar deste evento, na ocasião do Dia Internacional da Democracia, inclusive. Muito se fala, principalmente agora, às vésperas da eleição, sobre a segurança do processo de votação, e é muito importante reafirmarmos cada vez mais, com transparência, que a urna eletrônica veio justamente para acabar com as fraudes, além de tornar o processo muito mais ágil”.
Entre outras especificidades do processo eleitoral, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MT, Carlos Henrique Cândido, frisou as cerimônias de carga e lacre das urnas eletrônicas, que são realizadas a fim de garantir a segurança da votação, e podem ser acompanhadas pela sociedade, além dos mecanismos técnicos e o fato de a urna não ser conectada à internet. “Ressalto ainda que este ano o Exército Brasileiro, Tribunal de Contas da União (TCU), três universidades de grande porte, Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e Polícia Federal terão acesso aos mesmos arquivos de totalização para contabilizarem os votos, ao mesmo tempo que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”.
Segundo a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-MT de Cáceres, Raquel Mendes, enfatizou a importância de confiar no processo eletrônico de votação e checar as informações recebidas em redes sociais, por exemplo. “Nós temos muitas ferramentas atualmente, como o site Fato ou Boato, da Justiça Eleitoral, entre outras que nos auxiliam na checagem de fatos. Espero que as informações repassadas neste evento também sejam utilizadas no combate à desinformação”.
A professora Juliana Sales Pavini agradeceu o envio de livros de Direito Eleitoral ao curso, feito pela diretora da EJE-MT, juíza Ana Cristina Silva Mendes. “Espero que este seja o primeiro de muitos contatos entre a Fapan e o TRE-MT, porque é muito importante promover o conhecimento aos estudantes do curso e o estreitamento de laços contribui para que haja novos eventos”.
Fonte: https://www.tre-mt.jus.br