Os carros vão ficar muito mais caros em 2021!
Já deve estar farto de ouvir falar da crise na produção de semicondutores, algo que está a criar dificuldades em vários segmentos de mercado, como o dos computadores, smartphones, TVs, e claro, como deve imaginar, também está a ter um forte impacto no mundo automóvel.
Mas tem noção do que está a acontecer realmente com o mundo automóvel? O problema não está apenas nos ‘chips’!
É que segundo o está a vir a público, os preços dos carros vão aumentar forte e feio em 2021/2022. Aliás, nem vão ser apenas os carros novos a aumentar, os usados também vão aumentar nos próximos tempos.
(Especial) Os carros vão ficar muito mais caros em 2021!
Portanto… Resumindo muito bem a coisa… Não há carros!
Ou seja, a Mercedes apenas consegue entregar carros novos em Fevereiro/Março de 2022, isto sem garantir stock ou o preço. A Ford também não tem qualquer stock dos modelos mais procurados, e claro, apesar de conseguir garantir o preço, já não consegue entregar carros em 2021.
Além disto, a gigante Alemã VW tem várias linhas de produção paradas um pouco por todo o globo, onde curiosamente até podemos incluir grande parte da Portuguesa Autoeuropa.
Infelizmente, a coisa não fica por aqui… Basta ir a algum stand, de qualquer marca! Vai rapidamente perceber que os stocks estão uma autêntica miséria. Tanto em stands de marcas, como também nos tradicionais stands de compra e venda de automóveis usados.
Porquê?
O preço de… Bem… Tudo o que faz um veiculo andar, está mais alto. Estamos a falar de muito mais do que apenas chips. É o aço, os chips, a madeira, o alumínio, o plástico, entre muitas outras coisas.
Curiosamente, além da crise de produção e de materiais, temos ainda a tendência de investimento em novas tecnologias! Como a eletrificação, que claro está, acrescenta mais custos de desenvolvimento e produção às contas das fabricantes.
Tudo isto são custos que vão obviamente ser passados para o consumidor. Visto tudo fazer parte de uma dinâmica muito perigosa para as marcas. (Aumento das despesas aliado a uma queda muito significativa na produção).
Agora poderia pensar que as fabricantes poderiam apenas parar com algumas das campanhas de desconto, e aguentar durante algum tempo. A questão é que as marcas já estão a fazer isso nos maiores mercados!
Por isso, está mesmo na altura de aumentar preços.
Para ter a noção, eu estou no mercado à procura de carro, e ainda ontem, um vendedor disse que já existem diretivas para aumentar o preço em 15%. Isto já em Agosto. Onde curiosamente, também incluiu o parque automóvel de seminovos.
Afinal, se não houver carros novos para entrega, os consumidores vão começar a olhar para aquilo que está disponível… E claro, as marcas e stands de fora do domínio das fabricantes, vão obviamente aproveitar essa tendência para sacar mais alguns trocos.
O que irá acontecer ao mercado com um repentino aumento dos preços? Ninguém faz ideia! Parece que temos de esperar para ver. Afinal de contas, o aumento parece agora inevitável.
Você sabe qual o carro mais caro do mundo?