Escola distribui livros à comunidade em alusão ao Dia da Língua Portuguesa

0

A Escola Municipal Abdala José de Almeida, localizada no bairro São Mateus, realizou nesta quarta-feira (05.05) uma ação de doação de livros para a comunidade escolar. A iniciativa faz parte do projeto “Novos Caminhos para a Leitura!”, realizado em alusão ao Dia Internacional da Língua Portuguesa, celebrado no dia 05 de maio. “O projeto visa incentivar a leitura de jovens, crianças e adultos da comunidade escolar”, ressalta a diretora da escola, Nelma de Oliveira Neres.

Conforme a coordenadora pedagógica da escola, Aparecida Conceição Benetolli, trabalhar o Dia Internacional da Língua Portuguesa é muito importante para despertar nos alunos o interesse pela história da cultura brasileira. “Diante da importância de conhecer e tratar sobre a Língua Portuguesa, elaboramos o projeto ‘Novos Caminhos para a Leitura’ para ser desenvolvido pelos professores nas aulas remotas com todas as turmas. Sugerimos algumas atividades a serem desenvolvidas. Esta dinâmica, além de explorar outras modalidades de leitura, ajuda os alunos a conhecerem um pouco mais da língua portuguesa e compreender sobre períodos históricos”, ressalta.

A coordenadora explica ainda que estas atividades também atendem à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) sobre os Parâmetros para organização/progressão curriculares do campo de atuação social, artístico e literário e as abordagens de diferentes períodos históricos. “Estimula a criatividade, a expansão do vocabulário e a exploração de recursos linguísticos em nossos alunos, no qual eles escreveram sobre o próprio ato de criação, trabalhando a metalinguagem”.

Raquel Cicilia Oliveira da Silva, mãe dos alunos João Pedro Oliveira, 4 anos, e Ana Clara Oliveira da Silva, 6 anos, participou da atividade e levou os livros para toda a família. Ela diz que gostou muito da iniciativa, pois é uma forma de aproximar os filhos da escola, já que as aulas estão sendo realizadas de forma remota. “Eles estão longe da escola, dos colegas e dos professores e ficaram muito contentes quando cheguei em casa com os livros”.

Os livros doados pela escola foram “A poesia a gente inventa”, de Fernando Paixão; “O menino azul”, Cecília Meireles; “Apesar do amor”, Marli Walker; “Conto de desencontro”, Roberta Asse; “Por que mentira tem perna curta?”, de Renata Julianelli; “Piparotes de poesia”, Flávia Savary; “Preto não é gente”, João Gonçalo do Nascimento; “Rapunzel e o Quibungo”, adaptação de Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho; entre outros.

Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Dia Mundial da Língua Portuguesa é comemorado no dia 5 de maio por todos os países cuja língua materna é o português. A data foi instituída pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e também é chamada de Dia da Lusofonia. A data evidencia o valor do português, que é falado por 250 milhões de pessoas.

Os países que falam a Língua Portuguesa são: Brasil, Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui