SES busca fomentar debates sobre a Política de Saúde Mental e lançará o curso “Nós na Rede”, em parceria com a Fiocruz e Escolas de Saúde Públicas do Brasil
A Escola de Saúde Pública (ESP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde (SES), vai realizar, nesta sexta-feira (1º.8), às 14h, a roda de conversa online “Nós na Rede – Mato Grosso na Promoção Psicossocial do Cuidado em Saúde Mental”.
O bate-papo terá três horas de duração, com certificação pela ESP-MT, e é voltado a trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e estudantes.
Os primeiros 120 inscritos vão participar pela plataforma Google Meet, enquanto os demais poderão assistir pelo canal da ESP-MT no YouTube – clique aqui para se inscrever.
Conforme a superintendente da Escola de Saúde Pública, Silvia Tomaz, o objetivo do evento é fomentar o debate sobre a Política de Saúde Mental e como a promoção do cuidado em saúde mental deve ser priorizada no processo de capacitação dos trabalhadores.
“Vamos dialogar sobre o campo da saúde mental na perspectiva da reabilitação psicossocial e do cuidado em liberdade, pautado nos princípios da Educação Permanente em Saúde”, destacou Sílvia.
Os facilitadores serão a psicóloga e representante da equipe nacional do projeto “Nós na Rede”, Mariane da Silva; o enfermeiro Ricardo Ceccim; a enfermeira e professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Larissa Rezio; a assistente social Soraya Simon; a assistente social e superintendente da ESP, Silvia Tomaz; a assistente social e coordenadora de gestão pedagógica da ESP, Raquel Arévalo de Camargo; e a servidora da ESP e doutora em psicanálise, Veline Filomena da Silva.
Lançamento de capacitação em saúde mental
Durante a roda de conversa, será lançado o curso “Nós na Rede”, fruto da parceria entre o Ministério da Saúde, por meio da Fiocruz, e as Escolas de Saúde Públicas no Brasil. O curso vai capacitar 42 mil profissionais do SUS em todo o Brasil, entre 2025 e 2026, sendo 1.260 em Mato Grosso.
“Este será o primeiro ciclo formativo sobre saúde mental, tanto em âmbito nacional quanto no Estado, e começará em agosto. A iniciativa vai promover a formação crítica dos trabalhadores do SUS sobre a configuração atual da Rede de Atenção Psicossocial de Mato Grosso, fortalecendo estratégias de cuidado alinhadas à luta antimanicomial e à defesa dos direitos humanos”, complementou a superintendente.
A capacitação terá 120 horas no formato de Educação à Distância (EAD), com cinco encontros presenciais nas regiões de saúde. Até 2026, o Estado fará três ciclos de capacitação: cada um terá 14 turmas de 30 trabalhadores indicados pelos Gestores de Saúde Estadual e Municipais.
https://www.secom.mt.gov.br/