A Tuper, de São Bento do Sul, faz 50 anos de fundação. Hoje tem 1.800 funcionários; faturou R$ 1,3 bilhão em 2020 e anuncia a remodelação da marca e o lançamento de um livro contando a história da companhia.
> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui
O crescimento da empresa ocorreu, ano após ano, com base em inovação, tecnologia, equipe qualificada e diversificação. Maior fabricante de tubos da América Latina, a Tuper possui três plantas industriais, com área fabril total de 120 mil m2 e capacidade produtiva de 826 mil toneladas de aço por ano. São 21 centros de distribuição instalados em 17 estados.
A fundação da empresa foi uma iniciativa de um grupo de empreendedores que desejavam criar uma nova alternativa econômica para a cidade. Até então – em 1971 – muito dependente da indústria de móveis. O nicho inicial foi a produção de escapamentos automotivos para o mercado de reposição.
> “O consumidor está esperto”, afirma novo presidente da Acats
Alguns anos depois, a empresa iniciou a produção própria de tubos, parte essencial da fabricação dos escapamentos. Hoje, consolidada como uma das maiores processadoras de aço do Brasil, a Tuper produz um amplo portfólio, além dos escapamentos automotivos.
Fabrica, ainda, tubos de aço carbono pretos e galvanizados para aplicações industriais, estruturais e de condução; tubos API; eletrodutos galvanizados; estacas tubulares para fundações com conexão rápida.
Também fabrica perfis estruturais metálicos; peças e componentes automotivos; sistemas de exaustão para veículos originais; sistemas de coberturas metálicas; lajes nervuradas; escoras metálicas; andaimes; chapas de aço e slitters. E atua no mercado de óleo e gás.