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EMEB Abdala José de Almeida, em Várzea Grande, seguirá modelo de gestão cívico-militar a partir de agosto.

A Escola Municipal de Atenção Básica (EMEB) está localizada no bairro São Matheus, cujo novo formato deverá beneficiar mais de 800 crianças. A proposta é reduzir a evasão escolar e aperfeiçoar os processos e rotinas, considerando a cidadania como principal pilar da formação.

Com o acompanhamento do Secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel) Silvio Fidelis, a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Abdala José de Almeida recebeu, na última semana, a visita dos representantes do Programa Nacional das Escolas Cívico-Militar (Pecim). O encontro visa dar encaminhamento na implementação do novo modelo de gestão.

A expectativa da gestão Kalil Baracat, com isso, é de que a mudança traga benefícios não só para a Emeb, que hoje atende mais de 800 crianças, mas também para a comunidade em seu entorno, a partir principalmente da redução da evasão e da melhoria dos processos e rotinas escolares.

De acordo com o Secretário Silvio Fidelis, é fundamental que os gestores da escola foquem agora no planejamento e organização das ações para o lançamento do Programa até o início do mês de agosto. “Nosso objetivo, ao longo dos anos, é sempre ver a consolidação dos projetos. E este é um projeto que certamente será consolidado, pois é claro o esforço e o apoio da equipe e da comunidade para que ele tenha sucesso”, afirmou.

Para a diretora da unidade, a professora Nelma de Oliveira, o Pecim é uma forma de valorizar os alunos e a comunidade, aumentando o respaldo e o acolhimento já oferecidos pela escola. “Estamos localizados em um bairro periférico e há muita expectativa que o novo modelo traga uma formação mais aprofundada nos valores de cidadania, com reflexos inclusive em casa”, disse, ao completar “os pais veem como algo muito bom para o futuro dos filhos, então a procura pela escola aumentou muito depois que o modelo foi aprovado”.

O Pecim é um programa de gestão escolar em que militares da reserva são formados para atuar de forma complementar aos educadores. “O trabalho é realizado fora de sala de aula, para que os professores possam trabalhar melhor dentro de sala de aula”, explicou o diretor de Políticas para Escolas Cívico-Militares, Gilson Passos de Oliveira.

Um dos diferenciais das Escolas Cívico-Militares é o Projeto Valores, que inclui na grade curricular uma hora de aula por semana destinada a trabalhar os valores de civismo, excelência, honestidade, dedicação e respeito. “Esse trabalho pode ser feito de forma diferentes, com dinâmicas próprias para cada escola e sob direção do seu próprio corpo pedagógico”, completou o Diretor.

Durante a visita, os representantes conheceram toda a estrutura da Escola e também alguns grupos de crianças que fazem parte do programa Escola em Tempo Ampliado (E.T.A.), que oferece atividades complementares ligadas ao desenvolvimento cultural e pedagógico dos alunos.

Entre os estudantes estava Emanuely Victoria da Costa, do 5º ano, que disse esperar que a escola seja mais segura com o modelo cívico-militar. “Acho legal o projeto, porque vai valorizar a nossa escola. É um lugar onde eu aprendi muitas coisas e que vai estar sempre no meu coração”, concluiu.

Participaram também da visita o Coordenador Nacional do Pecim, João Carlos Küster Maia, o Coordenador da Regional Centro-Oeste, Júlio César e o Cel. Guilherme do Ministério da Defesa.

Fonte: http://www.varzeagrande.mt.gov.br

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