Faltando poucas horas para o início do sufrágio, o deputado federal, Emanuelzinho Pinheiro Neto (MDB), lidera pesquisa da Percent com 5,2%. Em segundo lugar, com 4,6%, apareceu bem posicionado o suplente de senador, Fábio Garcia (União Brasil). O levantamento foi encomendado pelo portal ODOCUMENTO e TV Cuiabá.
O advogado Irajá Lacerda (PSD) surgiu em terceiro lugar com 3,5%. Ele é filho do ex-deputado estadual, Zé Lacerda, e sobrinho de Márcio Lacerda, eleito em 94 vice-governador na chapa encabeçada pelo ex-governador, Dante de Oliveira (in memoriam).
Caso o União Brasil, partido do atual governador, Mauro Mendes, conquiste a segunda vaga à Câmara Federal, o empresário, Antônio Bosaipo, é o favorito. Ele alcançou 3,3% nesta última pesquisa da Percent. Antônio é filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Humberto Bosaipo.
No PL, o ex-vereador de Cuiabá, Abílio Júnior, o Abilinho, engoliu seus dois principais concorrentes, Nelson Barbudo e José Medeiros. Com recall da última eleição, Abílio disputou o segundo turno contra Emanuel Pinheiro, o ex-vereador alcançou 3,1% das citações, em nível estadual.
Correndo risco de perder a eleição por falta de coeficiente eleitoral, a deputada federal, Rosa Neide (PT), cravou exatos 3%. O ex-presidente Lula cresceu nesta última pesquisa. Esse fato pode encorpar a legenda do PT, favorecendo Rosa Neide.
Ainda pelo União Brasil, Coronel Assis, ex-comandante-geral da PM ainda está vivo na disputa proporcional. Ele alcançou 2,8% das intenções de voto, número que o credencia a disputar a segunda vaga da legenda com Antônio Bosaipo.
Outros 36 nomes tiveram variação abaixo de 2%. Como existe ainda elevadíssimo número de indecisos, o quadro à Câmara Federal segue indefinido, com desfecho incerto há poucas horas da votação em Mato Grosso.
“É muito difícil projetor os prováveis eleitos com tantos eleitores indecisos, como encontramos em campo na disputa pelas oito vagas à Câmara Federal. Segundo os meus cálculos, três nomes estão bem encaminhados para vencer as eleições. São eles: Fábio Garcia (União Brasil), Emanuelzinho (MDB) e Abílio Júnior (PL). Ou seja: cinco vagas só serão preenchidas após a abertura das últimas urnas neste domingo”, asseverou Ronye Steffan, proprietário da Percent.
Metodologia
A última pesquisa antes das eleições gerais, foi realizada pela Percent com 1.200 entrevistas presenciais nas cinco regiões de Mato Grosso. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. Com intervalo de confiança de 95%, a coleta de dados se deu entre os dias 28, 29 e 30 de setembro. A sondagem está devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob os números MT-07251/2022 e BR-07327/2022.
Fonte: https://odocumento.com.br