Em nova iniciativa de união e sensibilização sobre o enfrentamento das arboviroses e o combate à dengue, o governo federal reuniu ministros das mais diferentes pastas, como Fernando Haddad (Fazenda), Ricardo Lewandowski (Justiça), Camilo Santana (Educação), Anielle Franco (Igualdade Racial), além da titular da pasta da Saúde, Nísia Trindade, para a campanha ‘Brasil Unido Contra a Dengue’. A ação consiste em vídeos para as redes sociais com dicas para a eliminação de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. A ação começou a ser exibida nas redes sociais nesta quinta-feira (15), nos perfis oficiais do governo federal.
A mobilização contra a dengue já conta com a participação de artistas, personalidades do esporte, influenciadores digitais, entre outros. Os conteúdos sugerem ao cidadão que separe 10 minutos por semana de sua rotina para a tarefa de combater a dengue. Cerca de 75% dos criadouros do mosquito transmissor estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros).
Médico de formação, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, ressaltou a importância de eliminar o vetor da doença. “O controle do Aedes Aegypti ainda é o principal método para a prevenção da dengue”, assegurou no vídeo. “Esse combate compete não apenas às autoridades públicas ou sanitárias, mas a todo o povo brasileiro”, alertou o ministro Lewandowski em sua fala.
https://www.instagram.com/reel/C3Xl8DjOYpr/?igsh=aHh4bzljOWRvMDQ5