Ícone do site Blog do Pedro Luis

Efeito Surpresa: Mesa diretora apresenta projeto para realocação e distribuição de cargos na Câmara de VG

Na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, a Câmara Municipal de Várzea Grande abriu discussão sobre um projeto que realoca e distribui os cargos no legislativo. O vereador Sardinha subiu à tribuna para questionar essa movimentação, manifestando sua surpresa: “Até gostaria de saber aonde estavam esses cargos”

O projeto, apresentado pela mesa diretora, determina a distribuição de 23 cargos de assessor técnico parlamentar — um para cada gabinete — além de um assessor de plenário para cada gabinete. Gisa justificou a proposta, ressaltando que a realocação visa garantir uma distribuição “a mais igualitária possível para todos os 23 novos vereadores”.

O vereador Bruno Rios, reeleito pelo PL, também se manifestou na tribuna, defendendo que a melhor abordagem seria realizar um estudo mais complexo sobre todos os cargos e a situação de cada vereador. Ele classificou a medida como “a toque de caixa” e lembrou que a Câmara precisará passar por uma reforma administrativa, assim como a prefeitura, na administração de Flávia Moretti . “Precisamos observar as necessidades de cada colega vereador antes de tomar decisões apressadas”, concluiu Bruno Rios.

O projeto está vinculado à lei complementar n° 3.234, que trata da reestruturação e ajuste da legislação de 2012, e contempla alterações posteriores. A autoria do projeto é da mesa diretora, sem estar em pauta, os pareceres das comissões foram aprovadas durante a sessão.

O vereador Alessandro Moreira fez um pedido de vista para solicitar mais tempo de análise do projeto, mas a mesa diretora não acatou essa solicitação e prosseguiu com a discussão, levando a votação adiante.

Após os debates, o vereador eleito Feitoza do PSB, ainda não tomou posse, mas marcou presença na galeria e acompanhou de perto a sessão. Nos bastidores se comentavam que ele foi um dos idealizadores da proposta e  celebrou a aprovação do projeto com o presidente.

A sessão também foi marcada pela ausência da vereadora Rosy Prado, que se retirou por motivos familiares e perdeu a oportunidade de participar da votação polêmica que gerou controvérsia no legislativo.

Quer ficar por dentro das notícias?

Acesse: www.blogdopedroluis.com.br

Sair da versão mobile