Educação entrega cartilhas do Proerd às escolas participantes do programa

0

O programa tem como objetivo prevenir, combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, por meio da Superintendência Pedagógica, entregou às escolas participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) as cartilhas com as atividades da edição de 2021.

O programa é desenvolvido pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel). As aulas, realizadas de forma online, começaram no início deste mês e seguem até o dia 9 de julho.

O programa tem como objetivo prevenir, combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes, bem como diminuir a violência praticada dentro e fora do ambiente escolar e familiar. As aulas são ministradas pelo instrutor do Proerd, cabo PM/MT Edson Romoaldo, duas vezes por semana, com carga horária de 10 horas/aula.

Participam da edição 2021 do Proerd estudantes dos 5º anos das Emebs Abdala José de Almeida (com 11 turmas), Professora Salvelina Ferreira da Silva (com duas turmas) e Professora Rita Auxiliadora de Campos Cunha (quatro turmas).

Para a coordenadora pedagógica da Emeb Rita Auxiliadora, Viviane Salarolli de Souza da Silva, o Proerd tem muita importância e relevância para a comunidade, principalmente pelas temáticas que são abordadas em relação à violência e ao uso de drogas. “É um programa que os pais confiam e sabem que podem abraçar e colocar os filhos para participar. A conscientização por parte dos instrutores e o alcance dos alunos é muito bacana, porque ele tem uma linguagem acessível, que os alunos compreendem. Além disso, os instrutores sabem se relacionar com os alunos e essa aproximação facilita tanto para quem está ensinando como para quem está aprendendo”, ressalta.

A coordenadora acrescenta que o projeto só vem a contribuir e agregar ao ensino ofertado pela escola, que sempre buscou pela qualidade na educação e na sua formação. “Aqui a gente vê que a educação se reverbera, porque o município de Várzea Grande sempre se propôs a trabalhar e ofertar uma educação de qualidade e de excelência”.

Segundo a professora Maristela Santana da Silva, coordenadora pedagógica da Emeb Salvelina Ferreira da Silva, ela acompanha o programa na escola desde quando foi implantado, no final da década de 1990, e tem percebido que ele contribui muito para a aprendizagem da criança. “É um programa muito importante para a nossa comunidade, principalmente para aqueles alunos que vivem em vulnerabilidade social. Percebemos que, a cada ano, as crianças ficam mais interessadas e são mais participativas e os pais percebem a diferença no comportamento delas. É um programa que sempre trouxe resultados positivos e concretos e acredito que, neste ano, mesmo sendo online, não será diferente”, destaca.

Aparecida Conceição Benetolli, coordenadora pedagógica da Emeb Abdala José de Almeida, ressalta que o programa é de fundamental importância, pois não traz apenas conteúdos de prevenção às drogas e à violência, mas também de prevenção à saúde da criança. “Eles explicam sobre todos os tipos de drogas, trabalham com a autoestima do aluno, principalmente nesse momento de pandemia, que é bastante delicado para a criança”, observa.

Segundo a professora Sandra dos Santos Machado, do 5º ano da Emeb Abdala José, as aulas são muito produtivas, os alunos são participativos e gostam de interagir com o instrutor. “O programa contribui para amenizar os conflitos que os alunos enfrentam no dia a dia. As questões sobre drogas e violência são abordadas de uma maneira diferenciada e de forma lúdica e ainda tem depoimentos de outras crianças, que já participaram do programa. Tudo isso contribui para que eles se interessem mais pelo programa”.

A professora Nádia Batista de Almeida Pedroso, que trabalhou com o programa em outras edições, ressalta que gosta muito da dinâmica dos instrutores, pois é a mesma que a dos professores. “Eles são calmos, atenciosos, tanto com os professores como com os alunos, e realizam muitas brincadeiras que fazem com que os alunos sejam participativos e ficam mais calmos e não faltem às aulas”.

Edson Romoaldo explica que as aulas do programa têm como foco o ‘Modelo de Tomada de Decisão Proerd’, que orienta os alunos a tomarem decisões baseadas na análise das consequências destas decisões. O 2° Comando Regional da PM, atualmente sob a administração do Coronel Rodrigues, tem a meta de capacitar as crianças de Várzea Grande e mantê-las longe das drogas.

Os alunos que cumprirem as atividades do Programa receberão o certificado de participação.