Neste mês os alunos da rede municipal irão receber mais uma escola totalmente ampliada e reformada com a entrega pelo prefeito Kalil Baracat, da Escola Municipal de Educação Básica EMEB Profª Marilce Benedita de Arruda, localizada na região central de Várzea Grande.
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer está ultimando os preparativos para receber 30 mil alunos em suas 89 unidades educacionais a partir da próxima segunda-feira, dia 7, quando se inicia o ano letivo de 2022.
Segundo o secretário Silvio Fidélis, todas as unidades estão preparadas para receber os alunos seguindo todos os protocolos de biossegurança para evitar o contágio da Covid-19 e observando os cuidados para prevenir casos de gripe influenza H3N2 e da variante Ômicron.
“Todas as nossas unidades estão preparadas e equipadas para o acolhimento de nossos alunos, observando o uso de máscaras, do álcool em gel, da aferição da temperatura corporal assim como na orientação da comunidade escolar sobre os surtos gripais comuns nesta época do ano” explicou.
De acordo com o secretário, com a abertura de novas unidades, a municipalização de quatro escolas estaduais e a matrícula de crianças a partir de 1 ano em sete meses nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), a rede municipal obteve um incremento de 6 mil vagas, ampliando a capacidade de atendimento à demanda sempre crescente pelo ensino público em Várzea Grande.
Fidelis destaca ainda que este mês os alunos da rede municipal irão receber mais uma escola totalmente ampliada e reformada com a entrega pelo prefeito Kalil Baracat da Escola Municipal de Educação Básica – EMEB – Profª Marilce Benedita de Arruda, localizada na região central de Várzea Grande.
O retorno às salas de aula 100% presencial ainda é motivo de preocupação por parte de alguns pais por causa do avanço da contaminação, e a recomendação aos pais e responsáveis é para que façam a vacinação dos estudantes como modo de prevenção ao vírus.
Fidelis reforçou que o ambiente escolar é seguro, que os profissionais da educação estão preparados e que em caso de dúvidas, os pais podem procurar a escola onde os filhos estão matriculados para os esclarecimentos pertinentes.
Vacinação
O município de Várzea Grande começou a campanha de vacinação de crianças de 5 a 11 anos no dia 19 de janeiro. Várzea Grande recebeu 1.840 doses de vacinas da Pfizer que são exclusivas para crianças. A Secretaria de Saúde criou o ‘Certificado de Coragem’ para estimular as crianças não apenas a serem vacinadas como criar entre familiares, amigos e sociedade, o conceito de que a vacina salva vidas, reduzindo os óbitos por COVID de forma sensível. A meta da Prefeitura é vacinar 40 mil crianças matriculadas nas escolas públicas municipais, estaduais e escolas particulares.