Etapa das entrevistas será em ambiente virtual; pessoas selecionadas precisam enviar vídeo entre os dias 5 e 7 de agosto
As pessoas que passaram para a segunda fase de seleção no edital dos Agentes Territoriais de Cultura precisam ficar atentas ao calendário das próximas etapas. As orientações para a fase de entrevistas já estão disponíveis. Todas serão realizadas no formato virtual, em que a banca vai avaliar os vídeos que candidatas e candidatos precisam enviar, de no máximo cinco minutos, respondendo perguntas obrigatórias.
O objetivo dessa medida é garantir igualdade de tempo das entrevistas, além de levar em consideração a dificuldade de acesso a recursos tecnológicos, como explica a diretora de Articulação e Governança (DAG) do Ministério da Cultura (MinC), Desiree Tozi.
“Optamos em fazer as entrevistas em formato assíncrono porque entendemos que assim a gente consegue colocar todas as pessoas em condição mais igualitária. Elas podem pensar nas respostas, gravar um vídeo e conseguem, assim, lidar com as dificuldades de acesso à internet, que poderiam impedir a participação em uma entrevista online. Importante lembrar também que as perguntas exigidas estão totalmente alinhadas com os critérios previstos no edital”, informou.
Os critérios de avaliação da fase de entrevistas estão disponíveis no anexo VIII do edital de Agentes Territoriais de Cultura. Clique aqui para acessar os editais, por região.
Orientações
O vídeo respondendo às questões obrigatórias precisa ser postado no site do Mapas da Cultura entre os dias 5 e 7 de agosto, no campo do Formulário da Fase de Entrevista. Os vídeos devem ser disponibilizados como links de plataformas digitais, como Youtube, Vimeo, Google Drive, entre outras. É preciso também manter o conteúdo aberto, ou seja, disponível para visualização, por todo o período de seleção. Nos vídeos com mais de cinco minutos, o excedente será desconsiderado.
É importante fazer a gravação em ambiente silencioso e bem iluminado. Uma dica é evitar se posicionar contra o sol, para que o rosto não fique na sombra. A comissão de seleção precisa ver e ouvir bem a pessoa entrevistada. No entanto, não é necessário nenhum trabalho de edição profissional, o vídeo pode ser gravado em formato de selfie.
Confira abaixo as perguntas que devem ser respondidas:
Pergunta 1: Por que a sua proposta de atuação cultural é importante e como ela pode ser transformadora para o seu território?
Pontuação máxima: Até 10 (dez) pontos.
Pergunta 2: Fale sobre o seu potencial de articulação e mobilização no seu território. Como você costuma organizar as pessoas no seu território? Você já realiza alguma atividade de contactar e organizar pessoas?
Pontuação máxima: Até 15 (quinze) pontos.
Pergunta 3: Fale sobre a dinâmica cultural de seu território. Quais atividades culturais ocorrem no seu território? Quais são os grupos, coletivos e associações que realizam atividades culturais no seu território?
Pontuação máxima: Até 15 (quinze) pontos.
Pergunta 4: O que te motivou a concorrer ao edital? Qual a sua disponibilidade para atuar como Agente Territorial de Cultura no Programa Nacional dos Comitês de Cultura?
Pontuação máxima: Até 10 (dez) pontos.
Calendário
Etapa de Entrevistas: 05 a 07 de agosto
Avaliação das Entrevistas: 08 a 14 de agosto
Divulgação do Resultado Preliminar das Entrevistas: 20 de agosto
Apresentação de Recursos quanto ao Resultado: 21 e 22 de agosto
Análise dos Recursos das Entrevistas: 23 e 26 de agosto
Resultado dos Recursos das Entrevistas: 27 de agosto
Divulgação do Resultado Final da Etapa de Entrevistas: 27 de agosto