Doze secretários municipais, três secretários adjuntos e dois diretores da Prefeitura de Cuiabá participaram de uma audiência pública realizada pela Câmara de Vereadores na tarde de segunda-feira (28), onde debateram e propuseram uma ampla frente de trabalho para o resgate do Centro Histórico da capital.
Liderada pelo vereador Coronel Dias, a audiência concentrou-se principalmente na segurança da região. Nela, os secretários puderam esclarecer suas iniciativas e propostas em estudo, promovendo transparência e diálogo com a comunidade. O auditório estava lotado, com a presença de comerciantes locais, cidadãos interessados no tema e representantes de diversas entidades.
O secretário municipal de Economia, Marcelo Bussiki, destacou o trabalho contínuo de revisão de contratos, que já gerou economia de R$ 138 milhões aos cofres da prefeitura — recursos que podem ser revertidos em projetos e ações em benefício da sociedade, como, por exemplo, a gratuidade da passagem de ônibus, recentemente aprovada pela Câmara.
“A visão do prefeito Abilio é a mesma do tenente-coronel Dias e da Câmara Municipal de Cuiabá. Então, tem todo o nosso apoio, da Prefeitura de Cuiabá, porque é uma audiência prestigiada pela maioria dos secretários municipais”, frisou Bussiki.
O vereador Dias afirmou que o objetivo era ouvir os lojistas que há tanto tempo reclamam da violência. “Tivemos uma discussão importante, saímos daqui com uma conclusão. Existe uma nova composição da Câmara de Vereadores, uma nova gestão, e precisamos integrar discussões com o Ministério Público, a Polícia Militar, a Polícia Civil e demais órgãos de segurança do governo estadual e federal, para podermos discutir ações efetivas, como operações e decisões do Poder Judiciário”, destacou.
Dias também abordou a restauração dos imóveis. “Vamos apresentar ao prefeito Abilio justamente isso: a criação de um Gabinete de Gestão Integrada para a Segurança Pública, que é o principal gargalo, e, em segundo lugar, a questão da reconstrução.”
A iniciativa da audiência demonstrou a importância da participação cidadã e da colaboração entre o poder público e a sociedade civil para encontrar soluções eficazes aos desafios de segurança enfrentados pelo Centro Histórico de Cuiabá. Com a presença da maioria dos secretários representando o prefeito Abilio Brunini e a disposição em buscar alternativas para revitalizar o Centro Histórico, o evento foi um passo significativo rumo à melhoria da segurança e da qualidade de vida na região.
Estiveram presentes os secretários: de Segurança Pública, Francyane Lacerda; de Ordem Pública, Juliana Palhares; de Meio Ambiente, José Afonso Portocarrero; de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros; de Agricultura e Trabalho, Fellipe Corrêa; de Habitação, Michelle Dreher; de Economia, Marcelo Bussiki; de Cultura, Johnny Everson; de Planejamento, Nivaldo de Almeida Carvalho Júnior; de Assuntos Estratégicos, Murilo Bianchini; e da Mulher, Haddassah Suzannah. Também compareceram: o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton e o diretor Especial de Emprego, Renda e Qualificação, do Sine Municipal, Leandro Figueiredo. Secretários adjuntos também estiveram presentes.
#PraCegoVer
A foto mostra o plenário e autoridades na Câmara de Vereadores durante a audiência pública.
https://www.cuiaba.mt.gov.br/