Disputa à Câmara Federal está aberta, com tendência para novatos e indecisos elevadíssimos.

0

Pela primeira vez nos últimos 30 anos, a escolha dos candidatos que vão compor as oito vagas à Câmara Federal chega às vésperas das eleições em Mato Grosso com indecisos acima dos 40%, fato que praticamente anula qualquer possibilidade real de projeção exata quanto aos eleitos em 2 de outubro.

Mesmo assim, com muita cautela e sensatez, a Percent aponta prováveis vitoriosos ou os nomes que estão com chances reais de êxito nas urnas. O estudo foi encomendado pelo portal ODOCUMENTO e TV Cuiabá, divulgado com absoluta exclusividade pelos veículos da marca ODOC neste sábado (1º).

Pelo União Brasil, o suplente de senador, Fábio Garcia, é o único candidato com enorme probabilidade de ser eleito. Ele é acompanhado de perto por Antônio Bosaipo e Coronel Assis.

No MDB, o atual parlamentar, Emanuelzinho Pinheiro Neto, já assegurou sua reeleição. Os também deputados, Juarez Costa e Carlos Bezerra, vão travar briga acirrada pela provável segunda vaga da legenda.

Já o PL, partido do senador Wellington Fagundes, sofreu reviravolta nas últimas semanas. Para surpresa da classe política, o ex-vereador de Cuiabá, Abílio Júnior, o Abilinho, que disputou o segundo turno da última eleição na Capital contra Emanuel Pinheiro, cresceu demais e assumiu a dianteira na pesquisa da Percent. Os atuais deputados federais, José Medeiros e Nelson Barbudo, vão tentar a segunda vaga da legenda.

O PSB deve conquistar uma cadeira, fato que turbina a força do presidente regional da legenda, Max Russi, junto a direção nacional do Partido Socialista Brasileiro. Segundo a Percent, Allan Kardec tem grandes possibilidades de vitória.

O PSD pode, mas com pouca chance, eleger um federal. A chapa do partido é bem acanhada, o que projeta o advogado Irajá Lacerda como provável eleito.

Partido do ex-presidente Lula (PT), se emplacar uma vaga, o que não é tão certo assim, deve manter a professora Rosa Neide em Brasília.

Por fim, o Republicanos briga por fora para assegurar Dr. Leonardo no Congresso Nacional.

Segundo levantamento da Percent, Fábio Garcia (União Brasil), Emanuelzinho (MDB) e Abílio Júnior (PL) possuem grandes chances de vitória no dia 2 de outubro, explicou Ronye Steffan, proprietário do referido instituto de pesquisa

“É muito difícil projetor os prováveis eleitos com tantos eleitores indecisos, como encontramos em campo na disputa pelas oito vagas à Câmara Federal. Segundo os meus cálculos, três nomes estão bem encaminhados para vencer as eleições. São eles: Fábio Garcia (União Brasil), Emanuelzinho (MDB) e Abílio Júnior (PL). Ou seja: cinco vagas só serão preenchidas após a abertura das últimas urnas neste domingo”, asseverou Ronye Steffan, proprietário da Percent.

Metodologia

A última pesquisa antes das eleições gerais, foi realizada pela Percent com 1.200 entrevistas presenciais nas cinco regiões de Mato Grosso. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. Com intervalo de confiança de 95%, a coleta de dados se deu entre os dias 28, 29 e 30 de setembro. A sondagem está devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob os números MT-07251/2022 e BR-07327/2022.

Eleitos e possíveis eleitos para Deputado Federal
União Brasil
Fábio Garcia – Eleito
Antonio Bosaipo – Possibilidade de ser eleito
Coronel Assis – Possibilidade de ser eleito
MDB
Emanuelzinho – Eleito
Juarez Costa – Possibilidade de ser eleito
Carlos Bezerra – Possibilidade de ser eleito
PL
Abílio – Eleito
Nelson Barbudo – Possibilidade de ser eleito
José Medeiros – Possibilidade de ser eleito
PSB
Prof. Allan Karkec – Possibilidade de ser eleito
PSD
Irajá Lacerda – Possibilidade de ser eleito
PT
Professora Rosa Neide – Possibilidade de ser eleito
Republicanos
Dr. Leonardo – Possibilidade de ser eleito
Fonte: https://odocumento.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui