Pela primeira vez nos últimos 30 anos, a escolha dos candidatos que vão compor as oito vagas à Câmara Federal chega às vésperas das eleições em Mato Grosso com indecisos acima dos 40%, fato que praticamente anula qualquer possibilidade real de projeção exata quanto aos eleitos em 2 de outubro.
Mesmo assim, com muita cautela e sensatez, a Percent aponta prováveis vitoriosos ou os nomes que estão com chances reais de êxito nas urnas. O estudo foi encomendado pelo portal ODOCUMENTO e TV Cuiabá, divulgado com absoluta exclusividade pelos veículos da marca ODOC neste sábado (1º).
Pelo União Brasil, o suplente de senador, Fábio Garcia, é o único candidato com enorme probabilidade de ser eleito. Ele é acompanhado de perto por Antônio Bosaipo e Coronel Assis.
No MDB, o atual parlamentar, Emanuelzinho Pinheiro Neto, já assegurou sua reeleição. Os também deputados, Juarez Costa e Carlos Bezerra, vão travar briga acirrada pela provável segunda vaga da legenda.
Já o PL, partido do senador Wellington Fagundes, sofreu reviravolta nas últimas semanas. Para surpresa da classe política, o ex-vereador de Cuiabá, Abílio Júnior, o Abilinho, que disputou o segundo turno da última eleição na Capital contra Emanuel Pinheiro, cresceu demais e assumiu a dianteira na pesquisa da Percent. Os atuais deputados federais, José Medeiros e Nelson Barbudo, vão tentar a segunda vaga da legenda.
O PSB deve conquistar uma cadeira, fato que turbina a força do presidente regional da legenda, Max Russi, junto a direção nacional do Partido Socialista Brasileiro. Segundo a Percent, Allan Kardec tem grandes possibilidades de vitória.
O PSD pode, mas com pouca chance, eleger um federal. A chapa do partido é bem acanhada, o que projeta o advogado Irajá Lacerda como provável eleito.
Partido do ex-presidente Lula (PT), se emplacar uma vaga, o que não é tão certo assim, deve manter a professora Rosa Neide em Brasília.
Por fim, o Republicanos briga por fora para assegurar Dr. Leonardo no Congresso Nacional.
“É muito difícil projetor os prováveis eleitos com tantos eleitores indecisos, como encontramos em campo na disputa pelas oito vagas à Câmara Federal. Segundo os meus cálculos, três nomes estão bem encaminhados para vencer as eleições. São eles: Fábio Garcia (União Brasil), Emanuelzinho (MDB) e Abílio Júnior (PL). Ou seja: cinco vagas só serão preenchidas após a abertura das últimas urnas neste domingo”, asseverou Ronye Steffan, proprietário da Percent.
Metodologia
A última pesquisa antes das eleições gerais, foi realizada pela Percent com 1.200 entrevistas presenciais nas cinco regiões de Mato Grosso. A margem de erro é de 2,83% para mais ou para menos. Com intervalo de confiança de 95%, a coleta de dados se deu entre os dias 28, 29 e 30 de setembro. A sondagem está devidamente registrada junto ao Tribunal Regional Eleitoral sob os números MT-07251/2022 e BR-07327/2022.