Solenidade será realizada no dia 22 de maio, no Plenário da Câmara dos Deputados. Mobilização nacional contra alta carga tributária está na 17ª edição e acontece no próximo dia 25 de maio em todo o país
A maior mobilização nacional contra a alta carga tributária do Brasil, o Dia Livre de Impostos (DLI), será homenageada pelo Congresso Nacional em sessão solene no dia 22 de maio. Uma iniciativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e da Câmara de Dirigentes Lojistas Jovem (CDL Jovem), em protesto pela necessidade da Reforma Tributária e da melhoria do ambiente de negócios do país, o DLI está em sua 17ª edição e, este ano, ocorre no dia 25 de maio de 2023, quinta-feira.
O DLI acontece anualmente em uma mobilização nacional com o intuito de conscientizar a população, o varejo e o poder público sobre a alta carga tributária paga no país. No dia do evento, lojistas de todo o país comercializam produtos e serviços sem repassar o valor da tributação aos clientes. Este ano devem participar da ação 50 mil lojas de todo o país, oferecendo descontos que podem chegar a 70%.
O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca a importância do DLI para a conscientização da população e do poder público a respeito da urgência da reformulação do sistema tributário brasileiro.
“A realização da sessão solene no Congresso Nacional mostra a importância e a força do DLI. É momento de mostrar para a população como os tributos são abusivos. A Reforma Tributária se tornou urgente e fundamental para a manutenção das empresas do país, para a geração de empregos e para o desenvolvimento econômico. O DLI cresce a cada ano e é a forma que podemos mostrar para o poder público a urgência da reformulação dos impostos cobrados no Brasil”, afirma Costa.
A sessão solene foi requerida pelos presidentes da Frente Parlamentar do Comércio e Serviços (FCS), o senador Efraim Filho (UNIÃO-PB) e o deputado Domingos Sávio (PL-MG). A solenidade será realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, às 15h.
“A nossa principal intenção é unir os consumidores e os lojistas em uma ação de conscientização e de protesto, para mostrar a insatisfação que temos com a carga tributária de mais de 40% sobre o consumo médio dos produtos, o que faz dela uma das maiores do mundo. Contar com o apoio do Congresso Nacional dá ainda mais força para o Dia Livre de Impostos”, detalha Raphael Paganini, coordenador Nacional da CDL Jovem.
Sessão Solene Dia Livre de Impostos
Data: 22 de maio de 2023
Hora: 15h
Local: Plenário da Câmara dos Deputados
Fonte: https://fcdlmt.org.br/