Deputado Fabio Tardin propõe “Um Dia Sem Lixo” em Mato Grosso

0

Os trabalhadores da coleta de resíduos e da limpeza urbana, frequentemente invisíveis para a sociedade, podem ganhar um dia de reconhecimento em Mato Grosso. A proposta, apresentada pelo deputado estadual Fabio Tardin (PSB), visa instituir o “Dia Sem Lixo”, alterando a Lei nº 9.144, de 28 de maio de 2009. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos sólidos e as questões ambientais envolvidas.

No projeto, fica previsto que, em 16 de maio, será concedido ponto facultativo aos trabalhadores da coleta de lixo e limpeza urbana em todo o estado. A proposta já foi aprovada em primeira votação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) nesta quarta-feira, 23 de outubro, e segue agora para a segunda votação.

Fabinho Tardin traz uma experiência pessoal para a iniciativa. Antes de ingressar na política, o deputado atuou como jardineiro e gari em Várzea Grande. Desde então, tem se dedicado a melhorar as condições de trabalho dos profissionais da limpeza pública, sendo autor da lei que institui a Política Estadual de Apoio aos Catadores de Materiais Recicláveis em Mato Grosso.

“É uma categoria que só é lembrada quando há greve. Falo disso com propriedade, pois já fui gari e senti na pele o preconceito. Só percebemos a falta desses profissionais quando algo dá errado”, afirmou em entrevista.

O deputado ressaltou a importância do trabalho desses profissionais, que garantem a limpeza e a conservação de ruas e praças, removendo resíduos tanto naturais quanto provocados pela ação humana. “Quando o caminhão de coleta não passa ou há atraso no pagamento, e o gari entra em greve, a população logo sente o impacto: lixeiras lotadas, mau cheiro. Mas o trabalho deles vai muito além dessas situações de crise”, defendeu.

A proposta também busca sensibilizar o Governo do Estado e a sociedade sobre a importância de valorizar essa categoria, que exerce uma das funções mais exaustivas no mercado de trabalho. “O ponto facultativo é uma forma de garantir o direito ao descanso e ao lazer, essenciais para qualquer trabalhador. Queremos mobilizar o Estado em torno dessa causa”, destacou o parlamentar.

Inspiração

A profissão foi reconhecida nacionalmente em 16 de maio de 1976. A proposta de Fabinho é inspirada no Dia do Gari, instituído como ponto facultativo pelo governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), em 2022, exclusivamente para os trabalhadores da limpeza urbana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui